Não é sempre que se pode realizar um sonho, mas aqui e ali, surge uma chance. Em setembro de 2024, o Omelete foi o único veículo de todo o hemisfério sul a ser convidado para visitar o set de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, e eu assumi essa missão, partindo para Londres, na Inglaterra. Lá, conheci o famoso estúdio Pinewood, casa da Franquia 007 e outros clássicos do cinema.
Na ocasião, pude conhecer diversos cenários que preencherão telas IMAX em julho deste ano., Passeei pela marcante versão retrofuturista da Times Square desta Nova York alternativa, fui até o edifício Baxter, entrei no laboratório de Reed Richards e lá vi todas as suas invenções, como H.E.R.B.I.E, o Fantasticarro e a Excelsior, nave que carrega o quarteto para o espaço. Além disso, bati um papo com o elenco principal do filme, que estava virando uma família diante dos meus olhos. Neste texto, vamos te contar tudo o que vimos e ouvimos naquela tarde.
- Galactus e Surfista! Tudo sobre as cenas de Quarteto Fantástico que vimos no set
- Quarteto Fantástico: Primeiros Passos | Omelete visitou o set; confira imagens
A locação mais chamativa sem dúvidas é Times Square, que tinha dois terços do tamanho da versão real, na nossa Nova York. Segundo os produtores, o local homenageia a edição #1 dos quadrinhos do Quarteto Fantástico, de agosto de 1961. Para eles – e isso inclui Kevin Feige – esta foi a maneira do departamento de arte de continuar a acenar para aqueles que vieram antes. No dia da visita, eles já tinham filmado oito diárias naquela locação e mais oito estavam por vir.
Naquele set, a atenção aos detalhes no cenário era perceptível Isso tinha um efeito duplo: adorei andar naquelas ruas, mas também lamento, já que tive apenas o prazer de ver o cenário diurno e me foi garantido que a vista a noite era a paisagem perfeita. Nos contaram que a quantidade de luzes práticas no local é enorme, com telões retrô e muito LED por todo lado. Tudo me impressionou muito e perguntei para um dos produtores sobre custo para trazer tudo aquilo à vida. A resposta foi que “não posso falar sobre orçamento, mas vou dizer o seguinte, a Marvel e a Disney são sempre muito boas e temos o que precisamos”, disse ele, enquanto andávamos pelo cenário cheio de easter eggs.
Todo o local lembra muito o que a gente vê, por exemplo, naqueles bastidores do Projac da Globo. É tudo feito do zero. As coisas surgem do nada. O cenário é bem grande, com duas avenidas asfaltadas, os estabelecimentos são funcionais e não apenas para filmagem externa. Você podia entrar, sentar e até utilizar os utensílios, é tudo real. Bom, tão real quanto um set pode ser. Antes de processar aquilo tudo, porém, fomos puxados para a realidade ao olhar o horizonte. Em volta do set, vemos paredes gigantescas de tela azul para construir o que não seria possível montar com efeitos práticos. A maioria delas ficam presas em guindastes. Então eles podem aumentar ou diminuir a extensão do CGI dependendo da necessidade.
Um futuro fantástico!
Depois do passeio pela Nova York do Quarteto, chegou o momento de conhecer duas máquinas indispensáveis na história: o andróide H.E.R.B.I.E e o famoso Fantasticarro, o veículo personalizado que carrega o time pelas ruas (e pelos ares) da cidade. Saindo de Times Square, apenas dobramos a esquina para chegar à garagem comandada pelo time de engenharia do filme.
O veículo é uma versão de um Cadillac que conta com um motor de um Tesla e tração dianteira. Sim, ele realmente pode ser dirigido. Apesar de completamente adaptado, o Fantasticarro do live-action é plenamente funcional e pode ser conduzido em velocidades controladas. No dia da visita, o carro estava em manutenção, e todo seu controle automatizado, o que inclui uma porta automática para desembarques triunfais, estava inoperante. Sim, até hoje eu sonho em dar uma volta no possante.
No painel do veículo, vi algumas coisas interessantes. Botões de piloto automático, controle de cruzeiro, pairar, estacionar, ejetar. Ele também tem algumas mini telas funcionais no painel com diferentes gráficos e coisas do gênero, tudo numa estética Matrix. Para construir o modelo, o time de engenharia automotiva levou cerca de 20 semanas, sendo seis para o design do veículo e mais 14 semanas para montá-lo.
Na ficção, o carro voa, e o time de engenheiros criou um desenho que condiz com essa lógica. O veículo conta com propulsores traseiros que giram em alta velocidade com a justificativa de que eles sugam o ar para dentro e depois expelem, fazendo o carro se manter no ar. Durante o voo, as rodas dele se dobram para dentro, como em uma aeronave. Mas o modelo de filmagem não era o único na garagem, outro veículo, utilizado por dublês para cenas de alta velocidade, também estava sendo trabalhado. O modelo que carregará Pedro Pascal em pessoa tem cerca de 200 cavalos de potência e o do dublê tem mais de 500.
Mudando de perspectiva, não é surpresa para ninguém que a Disney sabe bem como criar andróides. Basta assistir a qualquer produção recente do universo de Star Wars para encontrar algum robozinho carismático e apaixonante. Em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos temos o H.E.R.B.I.E, o útil assistente da família.
Ao lado do Fantasticarro, vemos a equipe de engenharia manipular o pequeno robô. Trata-se de uma das diversas unidades criadas para o filme. O modelo da vez ainda não contava com braços amplamente articulados, diferente do que estava sendo usado em uma filmagem naquele momento. O robô que conhecemos dependia de seis pessoas para controlá-lo.
Mas não subestime o nosso pequeno androide. No filme, veremos H.E.R.B.I.E voar e até servir uma taça de martini com suas mãozinhas robóticas. Ele não fala, comunicando apenas com bips, tal qual o famoso R2D2. Com isso, ele se torna um bom efeito prático no mar de CGI que veremos nas cenas espaciais.
Enquanto isso… na casa do Quarteto
Depois das invenções do Senhor Fantástico, chegou o momento de visitar a própria casa da família no topo do Edifício Baxter! Chegando lá, vimos uma estética que chama muita atenção. Tudo lembra muito os Jetsons, misturando uma linguagem clássica dos anos 1960 com alta tecnologia. Apesar de ter sido feita para abrigar a filmagem, a locação é praticamente uma casa de verdade, só que feita em sobre andaimes.
A casa é cheia de fotos da família, especialmente de Ben antes da transformação, e uma carta escrita a mão, aparentemente direcionada a Johnny Storm. A versão deixada à vista dizia: “Johnny, eu realmente espero que esta carta tenha chegado até você e que não tenha pegado fogo quando você a segurou. Um dia eu quero crescer e ser feito de chamas como você. Eu me pergunto como você não fica com calor e como você come. Talvez se eu comer comida picante o suficiente, eu me transformarei em chamas”. A autoria da mensagem não foi especificada, mas dá para entender que ela veio de um fã que, provavelmente, ainda é criança.
A família também possui uma coleção de discos interessantes. Os que estavam com a capa visível pertenciam a Nat King Cole e outro parecia ser a trilha sonora da versão original de Amor, Sublime Amor nos cinemas. Porém, nenhum desses detalhes, com exceção das cartas, devem ganhar grandes momentos nas telas. Na cozinha, vemos uma mesa grande, para cinco pessoas, com uma cadeira de bebê – Franklin está chegando. Além disso, havia vários espaços, todos funcionais, incluindo um elevador.
Por fim, batemos um papo com o elenco e o diretor Matt Shakman, mas você terá que acompanhar nossos demais textos para saber o que conversamos.
O elenco de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos conta com Pedro Pascal (Reed Richards/Sr. Fantástico), Vanessa Kirby (Sue Storm/Mulher Invisível), Joseph Quinn (Johnny Storm/Tocha-Humana) e Moss-Bachrach (Ben Grimm/Coisa). Ralph Ineson (A Bruxa, A Lenda do Cavaleiro Verde) vive o grande vilão, Galactus, e Julia Garner (Ozark) interpreta uma versão alternativa do Surfista Prateado, Shalla-Bal. Natasha Lyonne (Boneca Russa), Paul Walter Hauser (Divertida Mente 2) e John Malkovich (Quero Ser John Malkovich) completam o time.
Terceira versão do Quarteto Fantástico, o primeiro grande grupo de heróis dos quadrinhos da Marvel, nos cinemas, este é um dos projetos mais importantes dentro do Marvel Studios. Ainda não sabemos muito sobre sua história, além de que não veremos a origem da família, e que a aventura se passa numa Nova York retrofuturista de outro universo. Há rumores de que o Doutor Destino de Robert Downey Jr. fará uma aparição.
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos estreia nos cinemas brasileiros em 24 de julho de 2025. Ele começará a Fase 6 do MCU, que terminará com Vingadores: Doomsday e Vingadores: Guerras Secretas em 2026 e 2027, respectivamente.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários