Ms. Marvel

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Ms. Marvel | Iman Vellani e Yasmeen Fletcher falam sobre figurino da série

Atrizes comentaram cuidado de figurinista ao adicionar elementos das culturas paquistanesa e muçulmana às roupas da produção

Omelete
4 min de leitura
Nico Garófalo
10.06.2022, às 13H29

Primeira série de super-herói de grande orçamento estrelada por uma protagonista muçulmana, Ms. Marvel abraça sem qualquer cerimônia as heranças paquistanesas da heroína-título. Ainda assim, a série nunca resume suas personagens apenas à sua ascendência, trabalhando a cultura muçulmana em detalhes do cenário e algumas falas. Um dos elementos em que essa herança é mais presente na produção é no figurino. Desde os primeiros minutos do seriado, há um grande cuidado em retratar a comunidade paquistanesa-americana de forma realista, respeitosa e moderna. “Tínhamos uma consultora no set. Sabíamos que era incrivelmente importante garantir que cada um dos hijabs [véu tradicionalmente usado na cabeça por mulheres muçulmanas] fosse diferente e tivéssemos a pessoa certa para enrolá-los”, contou Yasmeen Fletcher, que vive Nakia na série, em coletiva de imprensa.

Como muitas outras jovens de ascendência muçulmana, a atriz de 19 anos se viu representada nos quadrinhos da Ms. Marvel e se diz honrada de poder levar uma personagem empoderada como Nakia para que outras adolescentes também possam se sentir vistas. “[A herança paquistanesa e muçulmana] não é algo que você precisa esconder. [Usar o hijab] é o que a fez ter confiança em quem ela é. E isso realmente, realmente não foi dito antes sobre essa cultura e sobre usar um hijab nas telas. E estou muito honrada por ser a pessoa que transmite isso”.

Assim como é nos quadrinhos da Marvel, a Nakia do MCU é extremamente segura e orgulhosa de sua identidade, algo que se reflete não só em suas ações, mas também na forma como ela se veste e se porta em diferentes ambientes. “Sou muito grata por estar aqui e interpretar uma personagem tão forte e empoderada que eu realmente gostaria de ter visto em tela enquanto crescia”.

O reforço de identidade em Ms. Marvel, obviamente, não se limita a Nakia e seus hijabs. O próprio supertraje da heroína titular, já divulgado em materiais promocionais, é cheio de referências às origens paquistanesas de Kamala. Criado por Arjun Bhasin (Um Lindo Dia Na Vizinhança e As Aventuras de Pi), o uniforme da protagonista passou por algumas mudanças em relação às HQs, onde Kamala improvisa seu traje modificando um burkini, o que não quer dizer que o figurinista tenha ignorado o significado da roupa. “Ele incorporou muitos detalhes culturais lindos no tecido. E ainda temos o dupatta [lenço tradicional da cultura sul-asiática usado no pescoço pela Ms. Marvel]”, disse Iman Vellani, que interpreta Kamala Khan.

Foi realmente divertido adaptar o design dos quadrinhos para algo que parecia um supertraje bem Marvel, mas ainda assim autêntico em relação ao que o quadrinho fez e à herança [de Kamala]”, completou Sana Amanat, co-criadora da Ms. Marvel e produtora da série do Disney+. “Há muitas texturas legais que Arjun incorporou no traje que parecem muito sul-asiáticas de uma maneira muito sutil, mas ainda tem essa sensação e tecido de outros trajes de super-heróis”.

Segundo Vellani, o trabalho para finalizar a construção da roupa foi árduo, com Bhasin e sua equipe “cortando e costurando enquanto o traje ainda estava em mim”. Primeiro “supervestido” do MCU, o figurino apresentou alguns desafios únicos. “A gente precisou achar uma forma de ele não ficar subindo toda vez que eu me mexia”. Obviamente, o processo de criação da roupa atraiu alguns olhares curiosos dentro da própria equipe de Ms. Marvel. “Tinham tantas pessoas no meu trailer, todo mundo queria ver o que estava acontecendo”.

O ajuste constante, no entanto, valeu a pena. “Ver a Iman no traje pela primeira vez foi tão incrível”, lembra Amanat, que admite ter chorado em “vários dias” diferentes vendo a personagem que ajudou a criar ganhar vida.

Ms. Marvel será nossa apresentação a Khan, uma adolescente paquistanesa-americana que passou a vida em Jersey City, em New Jersey. Mega fã de super-heróis e muito criativa, ela sente que não se encaixa na escola e às vezes até mesmo dentro de casa.

No entanto, um dia tudo muda, e ela obtém superpoderes como os heróis que sempre admirou. Ms. Marvel está disponível pelo Disney+ e tem novos episódios lançados toda quarta-feira.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.