Marvel criou cenas falsas para evitar spoilers de Guerra Infinita e Ultimato

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Lista

Marvel criou cenas falsas para evitar spoilers de Guerra Infinita e Ultimato

Longas já estão disponíveis no formato digital

Mariana Canhisares
02.08.2019
14h14

Não é surpresa para ninguém que o Marvel Studios tenha tomado medidas de segurança para evitar spoilers de Vingadores: Ultimato e Guerra Infinita. Afinal, vazamentos poderiam prejudicar a experiência dos fãs em momentos cruciais, como a emocionante morte de Tony Stark. Mas se engana quem pensa que os diretores Joe e Anthony Russo filmaram múltiplos finais, como é tão comum na indústria. Na realidade, o presidente do estúdio Kevin Feige optou basicamente por tomar duas precauções.

A primeira delas é curiosa e, convenhamos, um pouco contraintuitiva: os atores não puderam ler os roteiros completos. “Pude ver somente a minha parte do filme”, contou Chris Pratt em um vídeo dos bastidores, depoimento que foi repetido por tantos outros nomes do elenco. Não à toa, teve quem pensou que o funeral de Tony Stark era um casamento - ninguém tinha ideia de como terminaria a batalha contra Thanos.

Por mais inusitada que pareça, essa tem sido uma estratégia cada vez mais comum na Marvel para evitar que, sem querer, os atores revelem detalhes demais durante entrevistas, como aconteceu em tantas ocasiões com Tom Holland e Mark Ruffalo. Uma das poucas exceções a essa regra foi Benedict Cumberbatch em Guerra Infinita. "Não deveria ler o roteiro, mas li”, contou à Entertainment Weekly. “Meio que precisava de uma visão geral para entender o que estava fazendo. Talvez eu seja mais burro que os outros atores. Só precisava de uma atenção especial."

Porém, Feige e a produtora executiva Trinh Tran deram um passo além, criando um roteiro falso. Identificado como Código Azul, essa versão alterava pontos críticos da narrativa para realmente mantê-los em segredo. "Eles não faziam sentido", afirmou o presidente do estúdio. Esses momentos nunca foram filmados, mas a Marvel revelou alguns exemplos das cenas falsas. Confira:

Um truque do Loki

Marvel Studios/Divulgação

No roteiro falso, Loki não morreria nos primeiros minutos de Guerra Infinita. Thanos ainda perceberia que todo o discurso do Deus da Trapaça sobre sua fidelidade era falso, mas não preveria que ele não estava de verdade na sua frente. Quando tentaria enforcar o personagem de Tom Hiddleston, o Titã Louco seria surpreendido com a revelação de que aquele Loki era um holograma, enquanto o vilão de verdade já estaria em uma nave, prestes a abandonar seu irmão para trás.

Corvus Glaive, então, perguntaria se eles deveriam perseguir Loki, ideia rejeitada por Thanos. "Já temos tudo o que precisamos", disse olhando para Thor.

Gamora viva

Marvel Studios/Divulgação

Na versão falsa, Thanos ainda sacrificaria Gamora em Vormir. Porém, quando acordasse, o vilão veria Gamora, em transe, segurando a Joia da Alma e anunciando que o artefato agora era seu. O Titã, então, colocaria a Joia na Manopla e Gamora voltaria ao normal. A Guardiã pediria que o pai adotivo não seguisse com seu plano, mas ele a abandonaria em Vormir.

Visão com defeito

Marvel Studios/Divulgação

No roteiro falso, Thanos também conseguiria tirar a Joia da cabeça do Visão após a batalha em Wakanda. Porém, em vez de morrer, o herói perderia parte da sua personalidade, funcionando apenas como o J.A.R.V.I.S., para desespero da Feiticeira Escarlate.

Thanos não perderia a cabeça

Marvel Studios/Divulgação

Outra cena falsa seria a primeira tentativa dos heróis de vencer Thanos após a chegada da Capitã Marvel à Terra. Na versão falsa, Thor não cortaria a cabeça do vilão por impulso. Ele apenas daria uma pancada nele que o faria dormir.