Loki | Vampiros, Vingadores e mais: os easter eggs do 4º episódio

Séries e TV

Lista

Loki | Vampiros, Vingadores e mais: os easter eggs do 4º episódio

Novo capítulo da série da Marvel fez sua estreia na manhã de hoje (30) no Disney+

Caio Coletti
30.06.2021
12h00
Atualizada em
07.07.2021
09h38
Atualizada em 07.07.2021 às 09h38

O quarto capítulo de Loki chegou hoje (30) ao Disney+ - e, como sempre, ele veio cheio de easter eggs e referências a produções anteriores do MCU e a quadrinhos da Marvel. Abaixo, reunimos alguns dos melhores, incluindo acenos aos Vingadores e à existência de vampiros no universo do estúdio.

Saudades, Val!

Reprodução

Logo na primeira cena do capítulo, vemos uma jovem Sylvie (Cailey Fleming) brincando com bonecos no palácio de Asgard, e sua encenação faz referência a Valquírias e dragões, enquanto também podemos ver um boneco de lobo ao lado de um navio viking no chão.

Fãs do MCU, é claro, conhecem muito bem uma das Valquírias, interpretada por Tessa Thompson a partir de Thor: Ragnarok (2017). Na cena de abertura do mesmo filme, o herói vivido por Chris Hemsworth batalha contra um dragão, enquanto o lobo gigante Fenrir aparece no clímax do longa.

Você disse... vampiros?

Reprodução

O MCU já teve de tudo... ou quase tudo, já que os famosos sanguessugas das histórias de terror ainda não apareceram na franquia. Neste episódio, no entanto, Mobius (Owen Wilson) confirma que eles existem no MCU, dizendo que a AVT "já prendeu Krees, titãs e vampiros".

A referência às criaturas pode ser um gancho para duas das próximas produções da Marvel: Morbius, filme do vilão do Homem-Aranha estrelado por Jared Leto; e Blade, retorno do caçador de vampiros da Marvel aos cinemas, agora na pele de Mahershala Ali.

Visita surpresa

Reprodução/Twitter

Jaimie Alexander voltou a agraciar o MCU em uma rápida aparição como Lady Sif, sua personagem desde o primeiro Thor. Aqui, no entanto, ela era apenas uma ilusão, projetada a partir de uma memória de Loki em que a guerreira estava furiosa por ele ter cortado o seu cabelo durante a noite.

Vale lembrar que Sif é parte importante da história da Lady Loki dos quadrinhos, já que é no corpo dela que o deus da trapaça retorna. A série mudou bastante esta origem, mas a inclusão da personagem neste episódio parece ser uma piscadela para o público entendido de HQs.

Mais variantes!

Reprodução/Twitter

Pois é, a cena pós-créditos do quarto episódio de Loki mostrou o encontro do personagem de Tom Hiddleston com pelo menos outras duas de suas versões alternativas: Old Loki (Richard E. Grant) e Kid Loki (James Veal), que também têm origens nos quadrinhos.

As outras duas figuras que aparecem na cena são mais misteriosas - um crocodilo "enfeitado" com os chifres característicos de Loki e um imponente homem negro que carrega um martelo, talvez uma versão do Mjölnir de Thor.

Parece familiar...

Reprodução

Na mesma cena aí de cima, à direita do personagem de Richard E. Grant, podemos ver um prédio com um design muito familiar... Trata-se provavelmente da Torre dos Vingadores, que foi locação central para muitos momentos do MCU.

No caso específico de Loki, a Torre foi usada por ele como quartel-general de sua invasão Chitauri de Nova York, durante o primeiro Os Vingadores (2012). Nós já revisitamos este local, inclusive, no capítulo de estreia da série.

Stan, the Man!

Reprodução/YouTube

A Marvel continua encontrando maneiras de incluir Stan Lee, o lendário quadrinista que criou vários dos principais personagens da editora, em suas produções - e Loki não é exceção, com um desenho inspirado em Stan aparecendo no papel de parede do tribunal da AVT.

O pai de heróis como o Homem-Aranha e Gavião Arqueiro morreu em 2018, aos 95 anos, e fez sua última aparição em live-action no MCU em Vingadores: Ultimato, que foi lançado no ano seguinte.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.