Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Lista

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa | Quais teorias sobre o filmes estavam certas

História do longa passou meses cercada de especulações

Nico Garófalo
18.12.2021
19h30
Atualizada em
19.12.2021
13h58
Atualizada em 19.12.2021 às 13h58

[Texto contém spoilers de Homem-Aranha: Sem Volta Para CasaGavião Arqueiro]

Depois de meses de especulações e teorias, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa finalmente entregou respostas para todas as perguntas feitas pelos fãs desde que o longa foi anunciado. Da morte de personagens queridos à volta de outras versões do Homem-Aranha, os espectadores não economizaram nos rumores e teorias, corroboradas por uma série de supostos vazamentos.

E depois de listar as teorias mais recorrentes sobre o filme, chegou a hora de fazer o balanço geral do que realmente se concretizou nas telonas - confira [não que precise dizer, mas cuidado com spoilers]:

Rolou: todos os Homens-Aranha do cinema juntos

Momento esperado pelos fãs desde que a palavra “multiverso” foi proferida pela primeira vez em Longe de Casa, o encontro dos três Peter Parkers em live-action realmente aconteceu - e foi incrível. Tobey Maguire e Andrew Garfield se uniram a Tom Holland em cenas emocionantes que exploram o que tornava suas respectivas versões do Homem-Aranha única e apaixonante.

Não rolou: amores antigos

Outra grande expectativa dos fãs era rever a Mary Jane de Kirsten Dunst ou a Gwen Stacy de Emma Stone. Infelizmente, os Peters de Maguire e Garfield mudaram de realidade sozinhos e suas amadas acabaram não fazendo parte da festa de Sem Volta Para Casa.

Rolou: conexões com Demolidor

Mais uma especulação que teve início em Longe de Casa, a aparição de Charlie Cox como Matt Murdock começou a ser considerada quando ficou claro que Peter (Holland) precisaria de auxílio legal ao ser publicamente desmascarado por Mysterio (Jake Gyllenhaal) e Jameson (J.K. Simmons). Apesar do ator do Demolidor negar sempre que possível que estaria no longa, o que se viu em Sem Volta Para Casa foi o Homem Sem Medo usando sua identidade civil para ajudar o garoto a escapar das acusações de assassinato feitas contra ele. A aparição foi rápida, mas só de ter rolado já levou os fãs à loucura.

E considerando que o retorno do Rei do Crime de Vincent D’Onofrio também foi oficializada no quinto episódio de Gavião Arqueiro, parece seguro dizer que fãs da já cancelada série da Netflix tiveram uma semana bem feliz.

Não rolou: o live-action do Aranhaverso

Sim, temos mais de um Homem-Aranha em Sem Volta Para Casa, mas todos eles são Peter Parker. Gwen-Aranha, Peni Parker e Miles Morales não participam do grande encontro e, justamente por isso, a parceria de Maguire, Garfield e Holland não pode ser definida como um Aranhaverso.

Mas, quem sabe essa primeira batalha juntos não evolua para uma saga maior no futuro.

Não rolou: Tobey Maguire como tio Ben

Ok, esse era mais um pedido do próprio Tom Holland do que realmente um rumor, mas, considerando o número de vezes que elenco e produtores negaram que Maguire apareceria como Peter Parker, nossos corações de fã rapidamente compraram a ideia de ver o veterano como o tio Ben em Sem Volta Para Casa. Isso acabou não rolando, mas acho que todos podemos concordar que ver o ator de volta no uniforme do Homem-Aranha foi até mais gratificante.

Não rolou: Sexteto Sinistro

Apenas os cinco vilões mostrados nos trailers de Sem Volta Para Casa apareceram no filme: Duende Verde (Willem Dafoe), Doutor Octopus (Alfred Molina), Homem-Areia (Thomas Haden Church), Lagarto (Rhys Ifans) e Electro (Jamie Foxx). Não bastasse, o vilão de Homem-Aranha 2 ainda consegue recobrar a consciência antes do terceiro ato do filme, enquanto o Duende passa a trabalhar sozinho logo que recupera o controle sobre o corpo de Norman Osborn.

Não rolou: a morte de Happy

Presente no MCU desde Homem de Ferro, Happy Hogan parecia ter os dias na franquia contados toda vez que um novo trailer de Sem Volta Para Casa era divulgado. O personagem de Jon Favreau aparecia sempre assustado e em problemas, até mesmo entrando na mira de alguns agentes especiais chamados para o local de uma batalha recente entre o Homem-Aranha e o Duende Verde. No fim das contas, Happy terminou o longa são e salvo.

Rolou: Um momento no tempo

Um autotapinha nas costas aqui, porque lá em agosto falei sobre a possibilidade de Sem Volta Para Casa não adaptar o infame Um Dia a Mais, em que Mefisto altera a realidade para que o mundo esqueça que Peter Parker e o Homem-Aranha são a mesma pessoa, mas sim Um Momento no Tempo, que mostra o Doutor Estranho usando um feitiço para atingir o mesmo objetivo. Embora não use alguns elementos como o auxílio de Reed Richards e Tony Stark e aproveite a oportunidade para expandir o multiverso do MCU, o filme encontra na magia uma solução agridoce para a confusão causada por Mysterio em Longe de Casa.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.