Homem-Aranha: Longe de Casa | Entenda as cenas pós-créditos

Créditos da imagem: Homem-Aranha: Longe de Casa/Sony Pictures/Reprodução

Filmes

Artigo

Homem-Aranha: Longe de Casa | Entenda as cenas pós-créditos

Ambos os momentos dão brecha para o que vem por aí na fase 4 do MCU

Mariana Canhisares
27.06.2019
21h09
Atualizada em
05.07.2019
15h09
Atualizada em 05.07.2019 às 15h09

Como o filme que encerra a fase 3 do universo compartilhado da Marvel, Homem-Aranha: Longe de Casa ficou encarregado de apontar quais serão os próximos passos dos heróis agora que Thanos foi finalmente derrotado. Embora o foco da sequência seja um dos legados de Vingadores: Ultimato, as pistas do futuro vêm nas duas cenas pós-créditos.

[Atenção: grandes spoilers a seguir]

Homem-Aranha: Longe de Casa/Sony Pictures/Reprodução

A PRIMEIRA CENA é, certamente, a mais impactante. Depois de salvar seus amigos e impedir o plano de Mystério - sim, o personagem de Jake Gyllenhaal é o responsável pela ameaça dos Elementais e, portanto, o grande vilão da história -, Peter Parker está de volta a Nova York, pronto para viver seu romance com MJ. Vestindo o traje do Teioso, ele a leva para passear por entre os prédios da cidade, mas a experiência de ser suspensa por uma teia não exatamente a agrada. Ainda assim, tudo está bem até que um boletim de notícias interrompe o movimento nas ruas. Em um telão, um jornalista fala sobre informações chocantes vindas de um vídeo publicado por um pequeno site, não muito confiável.

O site em questão é o ClarimDiário.net. Sim, o icônico jornal em que o herói trabalhou nos quadrinhos como fotógrafo chega ao MCU como uma página na internet de conteúdo duvidoso. E, claro, se tem o Clarim Diário, tem J. Jonah Jameson. Para a alegria dos fãs, J.K. Simmons volta ao papel do personagem, que primeiro interpretou na trilogia de Sam Raimi.

Antes de apresentar o vídeo, Jameson adianta que o Homem-Aranha é, na realidade, o grande responsável pelos atentados na Europa. O herói teria criado essas ameaças para garantir para si o posto de próximo Homem de Ferro. Dito isso, os momentos finais da luta contra o Mystério aparecem no telão, completamente editados - e pelas imagens realmente dá para acreditar que o Amigão da Vizinhança é capaz de ser um vilão. Mas, o plano de Quentin Beck é ainda mais cruel. Além de incriminá-lo, nos minutos finais ele revela que Peter Parker é o Homem-Aranha. O vídeo, então, mostra uma foto do adolescente, para o desespero tanto do protagonista, quanto da MJ.

A cena é o gancho perfeito para o próximo filme do Teioso. O herói antes amado por todos agora terá como grande adversário a opinião pública, simbolizada pela figura de Jameson. Sem um mentor e com sua identidade revelada, ele estará completamente sozinho, tornando este o capítulo final da sua jornada de amadurecimento.

Há de se notar também que, durante o passeio de Peter pela cidade, ele se balança na frente de um prédio em obras na Rua 42. Nos tapumes, pode-se ler "mal podemos esperar para mostrar a vocês o que vem a seguir". O local em questão é o Edifício Baxter, endereço conhecido nos quadrinhos por ser a sede do Quarteto Fantástico. Este é um fan service que, sim, pode se concretizar nos próximos anos, já que a Disney comprou a Fox e entre suas propriedades estão os direitos de adaptação das histórias da equipe.

Homem-Aranha: Longe de Casa/Sony Pictures/Reprodução

A SEGUNDA CENA também é surpreendente, mas dessa vez por outra razão. Descobre-se que o Nick Fury e a Maria Hill que acompanharam Peter Parker na missão na Europa são, na realidade, Skrulls. Talos foi encarregado pelo Nick Fury de verdade para dar ao menino os óculos que Tony Stark o deixou. Mas, no caminho, ele e sua parceira se empolgaram e entraram de cabeça na ação. Enquanto isso, o icônico personagem de Samuel L. Jackson estava em um misto de férias e trabalho em uma base Skrull no espaço.

No meio das piadas, o momento sugere que os alienígenas apresentados em Capitã Marvel devem voltar ao MCU em breve. Senão como na minissérie Invasão Secreta, como foi especulado antes, talvez ao menos como aliados de Fury.

Homem-Aranha: Longe de Casa estreia em 4 de julho no Brasil.