Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Lista

Doutor Estranho 2 | O que você precisa lembrar antes de ver o filme

Multiverso da Loucura retoma conceitos de WandaVision, What If…? e, obviamente, do primeiro longa

Omelete
1 min de leitura
Nico Garófalo
29.04.2022, às 14H06
ATUALIZADA EM 29.04.2022, ÀS 14H17
ATUALIZADA EM 29.04.2022, ÀS 14H17

Na próxima quinta-feira, 5 de maio, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura chegará aos cinemas brasileiros, contando com os retornos de Benedict Cumberbatch como Doutor Estranho, Elizabeth Olsen como Wanda/Feiticeira Escarlate e Benedict Wong como o agora Mago Supremo Wong. Além de personagens, o longa de Sam Raimi também recuperará alguns conceitos introduzidos em diferentes produções do MCU e, por mais que não seja completamente necessário ter assistido todos os lançamentos da franquia para entender a nova história, um pouco de contexto ajudará o público a aproveitar ao máximo a experiência do filme.

Pensando nisso, separamos algumas coisas que você precisa lembrar antes de entrar no Multiverso da Loucura - confira:

Doutor Estranho

Primeiro, voltemos a 2016, quando conhecemos o arrogante, embora talentoso, Doutor Stephen Strange. O longa de Scott Derrickson estabelece o cirurgião como um incrível prodígio capaz de realizar com até certa facilidade as operações mais complicadas. Saber do próprio talento, no entanto, o deixou egoísta, a ponto de ele destratar seus colegas e selecionar quais pacientes “mereciam” sua expertise. Isso, obviamente, muda quando ele sofre um acidente de carro e perde parte do movimento das mãos, o que o impede de voltar à sua profissão.

No decorrer do filme, somos apresentados a alguns tipos diferentes de magia, incluindo àquela oriunda da Dimensão Sombria (caracterizada pela cor roxa). De acordo com o longa, os feitiços que usam essa energia maligna são capazes de maiores realizações, mas têm um preço muito maior que os baseados em magia tradicional (evidenciada pela cor laranja). Esse poder “extra”, inclusive, demanda muito mais autocontrole e paciência no aprendizado, embora Kaecilius (Mads Mikkelsen) tenha encontrado alguns atalhos para dominá-lo.

Outro ponto importante a se lembrar do primeiro Doutor Estranho é o uso que o personagem faz da Jóia do Tempo. Alertado sobre as perigosas consequências de manipular o fluxo natural do espaço-tempo, Strange decide usar a joia repetidamente como forma de torturar Dormammu e fazê-lo desistir de dominar a Terra. Para quem curte teorias, Marcos Heck, do site especializado em conteúdos da Marvel Jamesons, vê nesse embate o verdadeiro nascimento do Multiverso da Loucura, com cada manipulação temporal de Strange abrindo uma nova realidade.

Vingadores: Ultimato

Depois de Thanos (Josh Brolin) eliminar meio universo em Guerra Infinita, é revelado em Ultimato que o vilão destruiu as Joias do Infinito, em uma tentativa de impedir que seu feito fosse revertido. Quando os Vingadores voltam no tempo para recuperar as pedras, a Anciã (Tilda Swinton) lembra que a ausência das Joias abre espaço para que a realidade fique fragilizada e se frature de forma irreparável.

Embora o Capitão América (Chris Evans) tenha devolvido as Joias usadas pelos Vingadores aos seus lugares de origem, a realidade principal do MCU segue sem as seis pedras e, por isso, aberta a ramificações inimagináveis.

WandaVision

Se Doutor Estranho nos apresentou às magias tradicional e sombria, WandaVision introduziu a magia do caos, ilustrada pela cor vermelha. Em luto e sem perceber do que é capaz, Wanda (Elizabeth Olsen) usa esse tipo de feitiço acidentalmente, prendendo toda uma cidade em uma realidade de sitcom em que Visão (Paul Bettany) não morreu. “Feliz” em sua bolha (literalmente), o casal ainda tem dois filhos, Billy (Julian Hilliard) e Tommy (Jett Klyne), que desaparecem quando a Feiticeira Escarlate percebe as consequências de suas ações.

Depois de enfrentar Agatha (Kathryn Hahn), Wanda toma posse do Darkhold, livro de magia sombria que ela usa para amplificar seus poderes e perceber que os filhos podem ainda estar vivos em uma realidade paralela, o que pode motivá-la a explorar o multiverso com Strange.

Loki

Ao fim de Ultimato, o Loki (Tom Hiddleston) vilanesco de Os Vingadores escapa usando a Joia do Espaço e acaba capturado pela TVA (Autoridade de Variância do Tempo), entidade responsável por preservar a linha temporal sagrada estabelecida por Aquele Que Permanece (Jonathan Majors), uma variante de Kang, o Conquistador. Quando Sylvie (Sophia Di Martino) mata esse “ser supremo”, ela inadvertidamente causa o surgimento de infinitas linhas temporais, algo que deve ser retomado em Multiverso da Loucura.

What If…?

A trama de What If…?, que segue o Vigia (Jeffrey Wright) observando o multiverso até, eventualmente, precisar enfrentar um Ultron (Ross Marquand) todo poderoso, deve ter pouco efeito em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. A animação, no entanto, explicou o multiverso de forma simples: realidades muito similares, mas com acontecimentos inéditos causados por pequenas mudanças na linha do tempo.

A série visita uma realidade cheia de zumbis superpoderosos, uma em que o Thor (Chris Hemsworth) nunca foi banido de Asgard e outra em que Peggy Carter (Hayley Atwell) se submeteu ao experimento do supersoldado, tudo para tornar esse conceito levemente confuso em algo mais simples.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, Peter (Tom Holland) tenta desfazer o estrago causado em sua vida quando Mystério (Jake Gyllenhaal) revelou sua identidade para o mundo. Para isso, ele busca a ajuda de Strange, que usa um perigoso feitiço que mexe com o espaço-tempo e o multiverso para fazer o mundo esquecer a verdade sobre o Homem-Aranha.

Peter, no entanto, atrapalha o feitiço, que sai do controle e derruba de vez as paredes do multiverso. Mesmo que Strange tenha dado um jeito de fechar esses buracos a curto prazo, fica claro que essa solução foi, na melhor das hipóteses, precária e deve ser desfeita em Multiverso da Loucura.

Com direção de Sam Raimi, das trilogias Evil Dead e Homem-Aranha, a sequência de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura chegará aos cinemas em 5 de maio de 2022.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.