Cocriador não foi pago por aparição de America Chavez em Doutor Estranho 2

Créditos da imagem: Xochitl Gomez como America Chavez em cena de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Reprodução)

Filmes

Notícia

Cocriador não foi pago por aparição de America Chavez em Doutor Estranho 2

Joe Casey diz que Marvel o ofereceu uma "mixaria", e que rejeitou a proposta

Omelete
2 min de leitura
Caio Coletti
09.04.2022, às 13H40
ATUALIZADA EM 09.04.2022, ÀS 13H59
ATUALIZADA EM 09.04.2022, ÀS 13H59

O roteirista de quadrinhos Joe Casey, que ajudou a criar a personagem America Chavez em 2011, não recebeu compensação financeira pela primeira aparição da heroína em live-action, no ainda inédito Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Falando ao THR, Casey disse ter entrado em contato com a Marvel quando soube dos planos de usar Chavez no filme, e que chegou a receber uma proposta de pagamento da empresa. No entanto, o roteirista definiu o valor oferecido pelo estúdio como "uma mixaria" e rejeitou a oferta.

"O fato é que a Marvel é a proprietária dos direitos sobre a personagem America Chavez. Não estou contestando isso em nenhum nível, apenas apontando as falhas sistêmicas que existem nessa indústria, que não respeita e nem recompensa adequadamente os artistas que trabalham nela", comentou.

Casey ainda revelou não ter recebido nada por aparições anteriores da personagem em outras mídias, como séries de animação e videogames da Marvel. O roteirista, que também é um dos criadores da franquia animada Ben 10, explicou que sua reclamação é uma questão de princípios.

"Não é sobre o dinheiro, e eu não estou pedindo o respeito de uma corporação. Mas, se estou em uma posição de poder rejeitar a oferta insultante deles e falar sobre isso na imprensa, talvez o próximo cara - que pode precisar muito mais do dinheiro do que eu - consiga negociar um acordo melhor", completou.

Nos últimos anos, outros artistas reclamaram da política de pagamentos da Marvel. Jim Starlin, um dos criadores de Thanos, conseguiu uma renegociação de seu contrato após falar publicamente sobre o tema; e Ed Brubaker, que ajudou a criar o Soldado Invernal, também criticou a empresa.

Com direção de Sam Raimi, das trilogias Evil Dead e Homem-Aranha, a sequência de Doutor Estranho chegará aos cinemas em 5 de maio de 2022.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.