A geração de heróis pós-Ultimato: quais serão os próximos grupos dos Vingadores

Créditos da imagem: Vingadores: Guerra Infinita/Marvel Studios/Reprodução

Filmes

Lista

A geração de heróis pós-Ultimato: quais serão os próximos grupos dos Vingadores

Filme deixa brecha para novas alianças e apresenta jovens promissores para o futuro do MCU

Mariana Canhisares
10.05.2019
09h00
Atualizada em
09.05.2019
19h03
Atualizada em 09.05.2019 às 19h03

[Atenção: a lista a seguir contém spoilers de Vingadores: Ultimato. Logo, se você ainda não viu o filme, guarde esse texto para mais tarde]

Vingadores: Ultimato é, sem dúvidas, uma grande celebração dos 11 anos do Marvel Studios. Mas, enquanto os heróis relembram com o público momentos emblemáticos deste universo compartilhado, também formam alianças interessantes e deixam pistas sobre como a nova geração se organizará para proteger a Terra e o universo. Confira a seguir quais devem ser os próximos grupos do MCU:

Asgardianos da Galáxia

Vingadores: Guerra Infinita/Marvel Studios/Reprodução

Após a vitória contra Thanos, Thor entende que não deve ser quem esperam que seja, isto é, o Rei de Asgard, mas sim quem realmente é. Tendo criado uma amizade interessante com Rocket e Groot desde Guerra Infinita, o Deus do Trovão se junta aos Guardiões da Galáxia, que seguem desfalcados sem Gamora. Apelidando a nova configuração do grupo de “Asgardianos da Galáxia”, Thor começa a disputar com Peter Quill a liderança da equipe desde o primeiro minuto, dando uma prévia de como deve ser a dinâmica entre os personagens.

Planos para um quarto filme do Thor parecem improváveis, ainda que Tessa Thompson tenha revelado que surgiu uma ideia para uma nova aventura. Logo, devemos vê-los juntos mesmo em Guardiões da Galáxia Vol. 3, novamente sob a direção de James Gunn. Todos os detalhes envolvendo o longa são mantidos em segredo, mas pelas pistas deixadas em Ultimato parece que a nova jornada da equipe envolverá reencontrar Gamora - não a apaixonada pelo Senhor das Estrelas, mas a versão dela do passado que ajudou os Vingadores na revanche contra o Titã Louco.

Vingadoras

Vingadores: Ultimato/Marvel Studios/Reprodução

Os irmãos Russo reprisaram o momento força feminina, agora com uma escala ainda maior e mais emocionante, em Ultimato, levando os fãs a especularem que talvez as heroínas realmente se reúnam em um filme. Estes rumores, porém, não são exatamente novos. Em 2017, Tessa Thompson revelou que ela e outras atrizes levaram o assunto para o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, algo que o produtor aprovou.

Com o sacrifício da Viúva Negra, a vaga para a líder da equipe está em aberto. Brie Larson gostaria de ver a Capitã Marvel ocupando esse cargo. “Conversamos sobre isso, sobre como seria o nosso sistema democrático, e quem seria a líder – ou se deveria existir uma líder. Mas se elas me nomeassem para isso, claro que eu gostaria”, disse a atriz ao Comic Book. Porém, vale notar que a Valquíria também surge como uma liderança ao final da Saga do Infinito. Talvez as duas possam, juntas, comandar as mulheres do MCU.

Jovens Vingadores

Homem-Formiga e a Vespa/Marvel Studios/Reprodução // Vingadores: Ultimato/Marvel Studios/Reprodução

Ultimato parece consolidar a ideia de que uma equipe mais jovem de heróis deva ser apresentada no MCU nos próximos anos, reunindo os filhos de alguns dos Vingadores mais queridos do público.

Cassie Lang, por exemplo, já havia demonstrado interesse em ser uma heroína em Homem-Formiga e a Vespa. Com o retorno do pai do Reino Quântico e seu amadurecimento nos anos após o estalar de dedos de Thanos, a jovem deve se preparar para, eventualmente, assumir posto de Estatura, como nos quadrinhos. Morgan Stark, a filha de Tony e Pepper Potts, também compartilha essa mesma curiosidade com o universo dos heróis. Ainda que seja muito pequena, a menina está sempre mexendo com as invenções do pai e o acompanhando nas suas criações. Será que ela seguirá esses passos?

O final da Saga do Infinito também mostra Clint Barton ensinando sua filha, Lila Barton, a usar o arco e flecha, ou seja, possivelmente mais uma heroína em treinamento. Com a série solo do Gavião Arqueiro vindo para o streaming da Disney, talvez vejamos o herói como um mentor da menina para que, nos cinemas, ela já chegue como uma Vingadora formada. Há rumores ainda de que Clint talvez passe seus conhecimentos para outra jovem: Kate Bishop, a Gaviã Arqueira das HQs.

Especulava-se que um filho do Visão e da Feiticeira Escarlate poderia integrar os Jovens Vingadores. Porém, como o personagem de Paul Bettany não retornou após a resolução de Ultimato, essa possibilidade parece pouco provável. A resposta definitiva deve estar mesmo em WandaVision, série da Marvel no Disney+.

Por fim, há ainda que lembrar que no funeral de Tony Stark reencontramos Harley Keener, personagem interpretado por Ty Simpkins em Homem de Ferro 3, que agora tem 18 anos. O resgate do jovem em uma cena tão icônica deve ser mais que um mero easter egg. Com todo o aparato tecnológico que Stark deixou para ele e a própria perspicácia do garoto, podemos esperar mais dele nos próximos filmes.

Falcão + Bucky Barnes

Marvel Studios/Divulgação

Recebendo o escudo do Capitão América das mãos de um envelhecido Steve Rogers, Sam Wilson começará uma nova fase no MCU de agora em diante. Como já se sabe que Anthony Mackie reprisará o papel do herói no seriado The Falcon and The Winter Soldier, pode-se esperar novos desenvolvimentos da relação dele com Bucky Barnes. Na ausência de Rogers, a aliança entre os dois, que começou envolta de desconfiança, deve se fortalecer e, eventualmente, pode virar até mesmo uma equipe.

Capitã Marvel + Máquina de Combate

Capitã Marvel/Marvel Studios/Reprodução // Vingadores:Guerra Infinita/Marvel Studios/Reprodução

A relação entre Carol Danvers e James Rhodes recebe apenas um aceno em Ultimato, mas nos quadrinhos os dois personagens são bastante próximos. Na realidade, eles viveram um romance durante anos na Marvel Comics. Esse envolvimento talvez não seja abordado nos cinemas, mas não se pode descartar a possibilidade de que um laço de confiança ou mesmo uma parceria possa fazer parte do futuro dos heróis.

Homem-Aranha com novos mentores

Homem-Aranha: Longe de Casa/Sony Pictures/Reprodução

Com a morte do Homem de Ferro, Peter Parker ficará sem orientação e, provavelmente, precisará de um novo mentor. Em Homem-Aranha: Longe de Casa, ele será recrutado por Nick Fury que, segundo o diretor Jon Watts, será uma espécie de "professor substituto mau" - uma mudança significativa, considerando o tom paternalista de Tony Stark com o adolescente. Há de se lembrar que Maria Hill também acompanhará o diretor da S.H.I.E.L.D. e Peter nessa missão contra os Elementais, assim como o enigmático Mystério. Em outras palavras, uma nova equipe se forma.