Will Smith dá tapa em Chris Rock no Oscar 2022

Créditos da imagem: Globoplay/Reprodução

Música

Notícia

Trevor Noah abre o Grammy 2022 com piada sobre tapa de Will Smith no Oscar

Prometendo uma noite tranquila de shows, apresentador fez piada com climão em outro prêmio

Omelete
5 min de leitura
Eduardo Pereira
03.04.2022, às 22H42
ATUALIZADA EM 04.04.2022, ÀS 14H49
ATUALIZADA EM 04.04.2022, ÀS 14H49

Se o Oscar está para o cinema americano como o Grammy está para a música, então a rivalidade entre premiações ganhou um tempero a mais neste domingo (3). Apresentador da 64ª cerimônia da premiação musical, o humorista Trevor Noah abriu as festividades com um monólogo que tocou diretamente no episódio mais polêmico da última edição da premiação cinematográfica: o tapa dado por Will Smith no apresentador convidado Chris Rock.

"Esta noite não será tanto uma premiação quanto será uma noite de shows", disse Noah. "Vamos ter uma ótima noite. Uma noite tranquila. Vamos manter o nome das pessoas fora de nossas bocas", completou, fazendo referência ao grito que Smith direcionou a Rock após dar o tapa: "Tire o nome da minha esposa da p*rra da sua boca”.

Relembre o caso

Na cerimônia do Oscar de domingo (27), minutos antes de Smith levar a estatueta de Melhor Ator por seu trabalho em King Richard: Criando Campeãs, Rock improvisou uma piada sobre o visual de Jada Pinkett Smith, atriz e esposa de Will, que convive com a doença autoimune alopecia, que causa queda de cabelo. Revoltado, Smith subiu no palco e deu um tapa na cara do comediante. Ao voltar ao seu lugar, ele gritou “tire o nome da minha esposa da p*rra da sua boca” - saiba mais.

Na madrugada desta segunda-feira (28), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas se pronunciou sobre o tapa dado por Smith em Rock. "A Academia não tolera violência de qualquer forma. [...] Temos o prazer de celebrar nossos vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo", diz o comunicado.

De acordo com a Variety, os representantes de Smith conversaram com ele durante o intervalo da premiação. A Academia revelou que pediu que o ator se retirasse da cerimônia, mas ele se recusou.

Em seu discurso ao vencer Melhor Ator, Smith falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Academia pelo episódio da agressão.

Resumo da noite

Movida de janeiro para abril por conta da pandemia de covid-19, a 64ª cerimônia do Grammy aconteceu neste domingo (3) em Las Vegas, nos Estados Unidos. O prêmio mais cobiçado da noite, de Álbum do Ano, ficou para We Are, de Jon Batiste. Entretanto, Olivia Rodrigocom três troféus, e o supergrupo Silk Soniccom quatro, foram os nomes de maior destaque na noite.

Pré-evento

Contando com um evento de abertura, transmitido no YouTube e dedicado a distribuir alguns dos muitos troféus da premiação, a festa mal começou e já tinha distribuído uma boa dose de estatuetas. A começar pelas categorias de Mídias Visuais, onde brilharam produções da PixarNetflix e do Amazon Prime Video

Recordista de indicações ao Grammy aos 19 anos de idade, a jovem Rodrigo acabou vencida nas premiações prévias pelo recordista geral da edição atual, Batiste (destacado em 11 categorias), na corrida por Melhor Vídeo Musical. Em compensação, Rodrigo faturou o prêmio de Melhor Performance de Pop por "driver's license".

Em outra premiação de destaque relegada ao pré-evento, o rapper Tyler, the Creator teve Call Me If You Get Lost eleito como Melhor Álbum de Rap, batendo nomes de força como Kanye WestNas e Drake. Na divisão de Rock, os Foo Fighters venceram tudo que disputaram, se tornando a banda americana com mais vitórias em Grammy na história.

Apresentações e homenagens

Além de trazer apresentações BatisteH.E.R.BTSBillie EilishLil Nas X e Rodrigo, a premiação também contou com homenagens ao compositor Stephen Sondheim, que faleceu no final do ano passado, e ao baterista dos Foo FightersTaylor Hawkins, que morreu em março deste ano. Para este momento In Memoriam, subiram ao palco Cynthia Erivo, Leslie Odom Jr.Ben Platt e Rachel Zegler. Antes, Eilish havia feito uma homenagem própria a Hawkins.

O segmento chamou a atenção dos fãs brasileiros por incluir uma menção à cantora sertaneja Marília Mendonça, vítima de uma acidente aéreo em novembro de 2021. A homenagem, entretanto, não incluiu uma das damas máximas da música do nosso país, Elza Soares, morta em janeiro deste ano.

Responsável pela apresentação do evento, o comediante sul-africano Trevor Noah se manteve entre a reverência aos músicos e a irreverência com o noticiário de cultura pop. Já na abertura, ele cutucou a grande polêmica da última semana: o tapa dado por Will Smith em Chris Rock no Oscar 2022. Depois, evitou tocar em assuntos espinhosos e conduziu tranquilamente a cerimônia. Confira abaixo a lista completa de vencedores nas principais categorias da premiação.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.