Filmes

Lista

Globo de Ouro | As maiores gafes da premiação

Momentos da cerimônia que ficaram marcados por constrangimento

Julia Sabbaga
27.02.2021
12h00
Atualizada em
28.02.2021
16h09
Atualizada em 28.02.2021 às 16h09

O Oscar pode até render discursos emocionantes, momentos históricos e algumas boas piadas, mas ninguém pode negar que, quando o quesito é diversão, o Globo de Ouro supera a premiação da Academia. A cerimônia que entrega estatuetas tanto para TV, quanto para o cinema, conta com uma noite muito mais descontraída, com celebridades se importando menos com a postura e as boas maneiras e aproveitando um generoso open bar. 

Para aquecer para o Globo de Ouro, que acontece amanhã (28), reunimos abaixo as melhores gafes da história da premiação, com momentos que até viraram meme. Confira abaixo e não esqueça de acompanhar conosco a cobertura completa, no site, nas nossas redes sociais e na live nos canais do Omelete no YouTube e na Twitch. A transmissão começa às 21h com um esquenta para a premiação, que inicia às 22h, e será apresentada por Marcelo Forlani e a Carol Costa, com participações de Arthur Eloi e Marcelo Hessel.

5. A reação de Leonardo diCaprio à Lady Gaga

Um dos momentos mais marcantes do Globo de Ouro se tornou meme - e envolve duas das maiores estrelas do entretenimento -, mas ele fica no nosso quinto lugar por não ser uma gafe propriamente dita, e sim quase um flagrante. Quem poderia esquecer da expressão de Leonardo DiCaprio depois de levar um empurrão da Lady Gaga?

O momento aconteceu em 2016, quando Gaga levou a estatueta de melhor atriz por seu trabalho em American Horror Story. A caminho do palco, a cantora passou pelo ator de Titanic e forçou o caminho, causando uma reação que acabou viralizando nas redes. Mais tarde, DiCaprio foi forçado a responder: “ai céus, isso viralizou? Eu só não sabia o que estava passando atrás de mim, só isso!”.

A noite do 73º Globo de Ouro rendeu estatueta para os dois, já que DiCaprio também saiu vencedor pelo trabalho em O Regresso. Mas quando os fãs lembram dessa noite, é o empurrão que vem à mente. 

4. O problema técnico de Jimmy Fallon

O clássico problema técnico do teleprompter não é raro no Globo de Ouro, e já aconteceu com diversas personalidades que subiram ao palco para apresentar prêmios, como Amber Heard, Jaimie Alexander e Paul Rudd. Mas, para entrar na nossa lista, o teleprompter teve que falhar com o apresentador da noite, Jimmy Fallon, assim que a cerimônia do Globo de Ouro de 2017 começou. 

Logo na abertura do evento, Fallon olhou para a frente, viu que o TP não estava funcionando e percebeu que teria que improvisar, sofrendo algumas travadas no caminho, inclusive dizendo que "precisariam cortar para o Justin Timberlake" por algum motivo. Mais tarde, Fallon explicou ao Entertainment Tonight: "se eu tenho um problema na vida eu fico 'cadê Justin Timberlake?' e ele geralmente resolve.” Então tá bom.

Embora tenham sido sido dois longos minutos de improvisão constrangedora, a apresentação de Jimmy Fallon no 74º Globo de Ouro foi recebida de forma morna pela crítica. Até hoje, o comediante não foi convidado a apresentar novamente. 

3. Elizabeth Taylor bêbada

Um dos momentos mais memoráveis da história do Globo de Ouro é precisamente uma gafe, na passagem da lendária atriz Elizabeth Taylor pela cerimônia de 2001, quando ela subiu ao palco para anunciar o vencedor de melhor filme de drama. A cena é absolutamente impagável, e resume as vantagens de um evento open bar. 

O momento começa de modo solene, já que Taylor subiu ao palco e recebeu uma ovação do público, admirado com uma das maiores estrelas da Era de Ouro de Hollywood. A cena rapidamente degringola, porque assim que a atriz começa a falar já dá para ver que a fala está estranha. Daí... quando ela vai ler os indicados, começa a abrir o envelope. Mas as pessoas começam a gritar e ela entende menos ainda: "Que? Não é para eu abrir isso?". Ela eventualmente entende que não está entendendo nada e leva tudo muito bem, na brincadeira, tornando a gafe ainda mais divertida. 

O anúncio de Taylor fica ainda mais engraçado pelo jeito inusitado que ela anuncia o vencedor da noite, Gladiador

2. Emma Stone abraçando Damien Chazelle

Emma Stone adora passar vergonha no Globo de Ouro, mesmo quando não é o centro das atenções - lembra quando ela gritou “me desculpem!” quando fizeram piada com seu papel em Aloha - Sob o Mesmo Céu? Mas o seu melhor momento na história da premiação veio quando Damien Chazelle ganhou a estatueta de melhor roteiro por La La Land e a atriz tentou um abraço que - felizmente - ficaria registrado para sempre. 

Quando Chazelle está se levantando para ir ao palco, a animada atriz envolve ele em seus braços, mas o diretor estava mais interessado em beijar a namorada. A cena resultou em um dos momentos mais constrangedores do Globo de Ouro, e a reação de Stone é melhor ainda, já que dá para ver que ela vira para Olivia Hamilton e diz: “Ai, isso foi estranho, me desculpe!”

Apesar do constrangimento da atriz e do momento hilário, poucos poderiam culpá-la pelo que aconteceu, afinal de contas, assim que foi anunciado vencedor, Chazelle fez a peculiar escolha de abraçar Ryan Gosling antes de todo mundo, inclusive da namorada. Cada um, cada um.

1. Renée Zellwegger foi no banheiro e esqueceu o prêmio

Em 2001, Renée Zellweger levou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de comédia por seu papel em A Enfermeira Betty, e quem anunciou a vitória foi o colega de elenco de O Diário de Bridget Jones, Hugh Grant. O momento já seria marcante por unir as duas estrelas da comédia romântica, mas foi mais especial ainda pelo sumiço da atriz no meio da cerimônia. 

Assim que anunciou a vencedora, Grant esperou que Renée aparecesse para receber a estatueta, mas nem ele nem as câmeras encontraram a atriz. "Onde ela está? Embaixo da mesa? Renée está bêbada, gente!"disse Grant, em uma tentativa de enrolar enquanto a organização empreendia uma missão de busca pela atriz. De repente, um homem surge para pedir que Grant aceite o prêmio por Zellweger, que estava... no banheiro. 

O pobre Grant até começa a receber o prêmio sozinho, mas felizmente a atriz aparece ao fundo e se justifica com uma explicação bem migué: "estava com batom no dente!". Visivelmente emocionada, ela agradece a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood pelo momento: "um momento que eu quase perdi!". 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.