Após polêmicas, NBC anuncia que não transmitirá o Globo de Ouro em 2022

Créditos da imagem: Robyn Beck/AFP

Filmes

Notícia

Após polêmicas, NBC anuncia que não transmitirá o Globo de Ouro em 2022

Associação anunciou reformas após reportagem expor problemas relacionados a suborno e falta de representatividade

Julia Sabbaga
10.05.2021
11h16
Atualizada em
10.05.2021
16h08
Atualizada em 10.05.2021 às 16h08

A NBC anunciou hoje (10) que não transmitirá a cerimônia do Globo de Ouro após polêmicas envolvendo a instituição. A emissora, principal responsável pela exibição da premiação, fez o anúncio pouco tempo após a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood - organização por trás da premiaçãoanunciar uma reforma institucional para corrigir erros do passado. 

"Nós continuamos a acreditar que a HFPA está comprometida a fazer uma reforma significativa", declarou a NBC. "No entanto, mudanças desta magnitude precisam de tempo e trabalho, e sentimos fortemente que a HFP precisa de tempo para se acertar. Deste modo, NBC não transmitirá o Globo de Ouro de 2022. Se a organização executar seu plano, esperamos estar em uma posição para transmitir o programa em janeiro de 2023"

O movimento vem como resposta à uma recente reportagem do Los Angeles Times que detalhou práticas duvidosas da Associação, além de constatar que, dos 87 membros, não há nenhum negro na organização. 

A matéria do jornal acusou também a Associação de receber presentes em troca de indicações ao Globo de Ouro. Como exemplo, a reportagem revelou que a Netflix presenteou diversos membros com viagens de luxo à Paris, antes da série Emily In Paris receber suas 2 indicações no prêmio deste ano. A produção da plataforma foi mal-recebida pela crítica e suas indicações chegaram a ser questionadas por uma roteirista da própria série.

Agora, o Globo de Ouro anunciou que ampliará o número de integrantes em 50% nos próximos 18 meses, com foco em membros negros e com supervisão de consultores de diversidade. Além disso, os jornalistas que fazem parte da instituição não poderão receber itens promocionais de filmes e estúdios. 

Ocorrida em abril, a premiação do Globo de Ouro de 2021 coroou Nomadland como Melhor Filme de Drama e Borat 2: Fita de Cinema Seguinte como Melhor Filme de Comédia ou Musical. A Netflix foi o maior destaque, vencendo em nove categorias

Em 2021, a audiência da cerimônia desabou. De acordo com a Vulture, que classificou os números como um "desastre de proporsões épicas", a premiação foi assistida por 6,9 milhões de pessoas, em comparação aos 18,3 milhões que assistiram no ano passado.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.