Placar - Revista Militante já disponível

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Games
Notícia

Xbox não será pressionado para usar mais IA, garante nova liderança

Asha Sharma passou dois anos na liderança de inteligência artificial da Microsoft

Omelete
1 min de leitura
25.02.2026, às 10H53.

A introdução de Asha Sharma como nova CEO de Xbox levantou a preocupação de alguns fãs da marca: a executiva passou dois anos como presidente da CoreAI, produto de inteligência artificial da Microsoft, o que indicaria um aumento no uso da tecnologia durante o desenvolvimento de novos jogos. Sharma, entretanto, garantiu que não é o caso.

Xbox
Divulgação/Xbox

Omelete Recomenda

Em entrevista ao lado de Matt Booty, que assumiu como Chefe de Conteúdo em Xbox, ela falou sobre a preocupação com o conteúdo dos games:

"Não teremos produtos descuidados, não teremos trabalho derivativo", cravou Sharma ao Windows Central.

"Não temos pressão da Microsoft, não há direcionamentos sobre IA. Nossas equipes estão livres para usarem quaisquer tecnologias que sejam benéficas, seja ajudando a escrever código ou checar por bugs — coisas mais na linha de produção. No fim do dia, como Asha disse, estamos dedicados à arte feita por pessoas. Tecnologia é apenas um suporte disso", complementou.

Sharma e Booty assumem como nova dupla de liderança do Xbox depois da saída de Phil Spencer e Sarah Bond. CEO e presidente da marca, respectivamente, deixaram seus cargos após uma sequência de inconsistências no planejamento e algumas ondas de demissão.

Webstories

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.