Créditos da imagem:
Reprodução
Phil Spencer anunciou sua aposentadoria do cargo de CEO da Microsoft Gaming após quase 40 anos na empresa. A informação foi divulgada na sexta-feira, 20 de fevereiro, em um comunicado interno aos funcionários.
Asha Sharma, até então presidente de desenvolvimento de produtos da divisão CoreAI da Microsoft, assumirá o posto de CEO e vice-presidente executiva de jogos. Sarah Bond, presidente da Xbox, deixará a empresa, enquanto Matt Booty foi promovido a diretor de conteúdo.
Continua depois da Publicidade
Spencer ingressou na Microsoft como estagiário em 1988 e liderou a divisão de jogos em um período de expansão que incluiu a aquisição da Activision Blizzard por US$ 69 bilhões. "Foi uma jornada épica e verdadeiramente o privilégio de uma vida", escreveu no comunicado. Ele permanecerá em função consultiva até o verão americano para auxiliar na transição.
“Quando entrei pela primeira vez na Microsoft como estagiário em junho de 1988, jamais imaginei os produtos que ajudaria a construir, os jogadores e clientes que atenderíamos ou as equipes extraordinárias das quais teria a sorte de fazer parte. Foi uma jornada épica e um verdadeiro privilégio”, disse Spencer em um comunicado à equipe da Microsoft Gaming na sexta-feira. “No outono passado, compartilhei com [o CEO da Microsoft, Satya Nadella] que estava pensando em dar um passo para trás e começar o próximo capítulo da minha vida. A partir daquele momento, nos alinhamos para abordar essa transição com propósito, garantindo estabilidade e fortalecendo a base que construímos. O Xbox sempre foi mais do que um negócio. É uma comunidade vibrante de jogadores, criadores e equipes que se importam profundamente com o que construímos e como o construímos. E merece um planejamento cuidadoso e deliberado para o futuro.”
Spencer continuou: “Hoje marca um novo e empolgante capítulo para a Microsoft Gaming com a chegada de Asha Sharma ao cargo de CEO, e quero ser o primeiro a dar-lhe as boas-vindas a esta equipe incrível. Trabalhar com ela nos últimos meses me deu muita confiança. Ela traz uma curiosidade genuína, clareza e um profundo compromisso em entender os jogadores, os criadores e as decisões que moldam o nosso futuro. Sabemos que este é um momento importante para os nossos fãs, parceiros e equipe, e estamos empenhados em fazer tudo certo. Permanecerei em uma função consultiva durante o verão para garantir uma transição tranquila.”
Em um comunicado interno aos funcionários, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse: “Acredito muito no potencial dos jogos e em seu papel central em nossas ambições para o consumidor. Olhando para o futuro, tenho o prazer de anunciar que Asha Sharma assumirá o cargo de Vice-Presidente Executiva e CEO da Microsoft Gaming, reportando-se a mim. Nos últimos dois anos na Microsoft, e anteriormente como Diretora de Operações da Instacart e Vice-Presidente da Meta, Asha ajudou a construir e expandir serviços que alcançam bilhões de pessoas e apoiam ecossistemas prósperos de consumidores e desenvolvedores. Ela traz consigo uma vasta experiência na construção e crescimento de plataformas, no alinhamento de modelos de negócios ao valor de longo prazo e na atuação em escala global, o que será fundamental para liderar nossa divisão de jogos em sua próxima era de crescimento.”
Continua depois da Publicidade
Phil Spencer assumiu o Xbox durante um momento nebuloso, após o anúncio desastroso do Xbox One e seus problemas com o Kinect incluso no pacote do console, impedimento para o uso de jogos emprestados ou usados, e outros problemas do primeiro vislumbre do console.
Desde que assumiu como presidente de Xbox, Spencer desfez as controvérsias do XOne, e também apresentou a retrocompatibilidade do console com o Xbox 360, além de ter comandado a criação do Xbox Game Pass, e eventualmente, a aquisição da Activision Blizzard.
Continua depois da Publicidade