Após uma publicação mostrar que The Alters poderia ter sido traduzido para o português com o uso de inteligência artificial, como o ChatGPT, o estúdio do jogo, a 11 bit studios, emitiu um comunicado sobre o assunto.
O estúdio revelou que um único texto gerado por IA foi utilizado como um placeholder gráfico e acabou sendo incluído no jogo por engano. A equipe confirmou que esse foi um caso isolado e que está atualizando o conteúdo. Além disso, alguns filmes que os Alters podem assistir nas áreas sociais foram adicionadas no final do desenvolvimento, o que teria feito com que um estúdio terceirizado tenha usado IA nos textos.
- The Alters é uma lição sobre a vida e sobre o que nos faz humanos
- The Alters | 5 dicas para iniciantes no jogo
We’ve seen a wide range of accusations regarding the use of AI-generated content in The Alters, and we feel it’s important to clarify our approach and give you more context.
— 11 bit studios | WISHLIST DEATH HOWL (@11bitstudios.bsky.social) 30 de junho de 2025 às 12:31
[image or embed]
Segundo o estúdio, eles decidiram não envolver as equipes de localização devido ao pouco tempo, e usaram a IA generativa para traduzir o conteúdo a tempo do lançamento. "Sempre foi nossa intenção envolver as agências de tradução de confiança após o lançamento, como parte do pacote de correções de localização, para garantir que esses textos fossem tratados com o mesmo cuidado e qualidade do restante do jogo. Esse processo já está em andamento, e as traduções atualizadas estão sendo implementadas", explicou o estúdio.
Leia na íntegra o comunicado abaixo:
"Vimos uma série de acusações sobre o uso de conteúdo gerado por IA em The Alters e sentimos que é importante esclarecer nossa abordagem e oferecer mais contexto. Os recursos gerados por IA foram usados estritamente como materiais temporários em desenvolvimento (WIPs) e de forma muito limitada. Nossa equipe sempre priorizou uma narrativa significativa e feita à mão como um dos pilares do nosso jogo.
Durante a produção, um texto gerado por IA para um elemento gráfico — usado como uma peça de textura de fundo — foi criado por um dos nossos designers gráficos como um placeholder (elemento temporário). Isso nunca foi planejado para fazer parte da versão final. Infelizmente, devido a uma falha interna, esse texto foi deixado no jogo por engano. Desde então, fizemos uma revisão completa e confirmamos que se tratava de um caso isolado, e o elemento em questão está sendo atualizado. Por transparência, incluímos uma captura de tela para mostrar como e onde isso aparece no jogo. Embora não queiramos minimizar a situação, também queremos deixar claro seu impacto limitado na experiência geral.
Além disso, alguns filmes licenciados que os alters podem assistir na área social da base foram adicionados na fase final do desenvolvimento. Como foram produzidos externamente, nossa equipe não esteve envolvida no processo criativo, e eles exigiram traduções adicionais de última hora. Devido a restrições severas de tempo, optamos por não envolver nossos parceiros de tradução e usamos IA para localizar esses vídeos a tempo do lançamento. Sempre foi nossa intenção envolver as agências de tradução de confiança após o lançamento, como parte do pacote de correções de localização, para garantir que esses textos fossem tratados com o mesmo cuidado e qualidade do restante do jogo. Esse processo já está em andamento, e as traduções atualizadas estão sendo implementadas.
Para dar uma ideia melhor da pequena proporção que esses conteúdos representam dentro da narrativa do jogo, esses filmes externos contêm aproximadamente 10 mil palavras, num total de 3,4 milhões de palavras em todos os idiomas do jogo — ou seja, apenas 0,3% do texto total. A alternativa seria lançar esses diálogos específicos apenas em inglês, o que acreditamos que resultaria em uma experiência pior para quem não fala o idioma. Em retrospecto, reconhecemos que essa foi a decisão errada. E mais: independente da decisão, deveríamos simplesmente ter informado vocês.
À medida que ferramentas de IA evoluem, elas apresentam novos desafios e oportunidades no desenvolvimento de jogos. Estamos adaptando nossos processos internos para acompanhar essa realidade. Mas, acima de tudo, continuamos comprometidos com a transparência na forma como fazemos nossos jogos. Agradecemos sua compreensão e apoio contínuo enquanto trabalhamos nesse objetivo.
— 11 bit studios"
Tudo sobre The Alters
Em The Alters, acompanhamos Jan Dolski, um trabalhador espacial cuja missão muda completamente após um pouso forçado em um planeta desconhecido. Preso em um ambiente hostil e correndo contra uma ameaça mortal, a única chance de sobrevivência de Jan é criar “alters”, versões alternativas de si moldadas por caminhos de vida que não seguiu. Cada Jan possui habilidades, personalidades e memórias únicas, ligadas a decisões de vida distintas — mas também trazem conflitos, dúvidas e fardos emocionais.
Combinando sobrevivência, construção de base, exploração e uma narrativa emocional, The Alters é uma experiência de ficção científica profundamente pessoal, onde cada decisão importa — e cada versão de você tem algo a dizer sobre isso.
O jogo está disponível para o PC, PS5, Xbox Series S e Xbox Series X.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários