Preview | Resident Evil 9 no Switch 2 surpreende com estabilidade
Game mostra performance satisfatória em console da Nintendo
A chegada de Resident Evil 9: Requiem para Nintendo Switch 2 juntamente da versão para PC e outros consoles surpreende um pouco, afinal, os últimos jogos da série não foram disponibilizados para aparelhos da Nintendo — Village, inclusive, será lançado no mesmo dia que Requiem para o hardware. Apesar de algum ceticismo sobre performance, em teste antecipado realizado pela Nintendo foi possível confirmar que o game está rodando muito bem.
Claro, a experiência foi controlada e não há muitas réguas de comparação. A grande maioria dos testes de RE9 até o momento foram feitos no PlayStation 5 Pro, fazendo com que a discrepância gráfica, ainda que a versão de Switch seja muito bonita, se torne quase inevitável. Perto do aparelho da Sony, é claro que o novo game da Capcom não tem as melhores texturas, mas a verdadeira aposta da empresa parece ter sido na estabilidade da experiência.
Na sequência que abre o jogo, mostrando Grace tentando escapar de uma mansão-laboratório, há poucos pontos de luz e o jogador não encontrará cenários tão expansivos com muitos elementos, o que já alivia um pouco a necessidade de processamento. A gameplay mais cadenciada da protagonista também ajuda a manter um framerate sempre constante, tanto no Dock quanto na versão portátil.
Outro ponto importantíssimo para um game que terá boa parte de si dentro do gênero de Survival Horror é a iluminação. As poucas lâmpadas do cenário e o isqueiro de Grace distribuem a luz com um bom detalhamento; as nuances de se estar mais perto ou mais longe do objeto iluminado, e os sombreamentos causados estão ótimos e devem ser suficientes para garantir a imersão desejada.
Claro, ao passar para a versão portátil há uma queda considerável na crocância dos gráficos. Serrilhados ficam mais aparentes e o detalhamento de texturas já não é mais o mesmo — mas a experiência ainda é sólida.
Vale destacar, entretanto, que só tivemos acesso à seção com Grace como protagonista, e o verdadeiro desafio para a Capcom e a Nintendo será a gameplay de Leon. O veterano se move mais rápido, enfrenta mais inimigos simultaneamente e requer um pouco mais de responsividade do console.
- Preview | Resident Evil 9 tem dois jogos excelentes dentro de si
- Resident Evil 9: Requiem | Diferenças entre Leon e Grace
Ao menos quando conectado no Dock, o Switch 2 não passava nenhuma sensação de que estava “sofrendo” para rodar a gameplay com Grace, já que os gráficos ainda eram bem bonitos e a taxa de quadros se manteve estável. Talvez, com Leon, o hardware chegue mais perto do seu limite, mas a resposta definitiva só deve ser mostrada no dia 27 de fevereiro.
Além de Nintendo Switch 2, Resident Evil Requiem também terá versões para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. O Omelete já jogou mais de três horas do game; confira nossas primeiras impressões.