Resident Evil 9: Requiem | Diferenças entre Leon e Grace
Dupla de protagonistas tem jogabilidades muito distintas
Resident Evil 9: Requiem chega só no fim de fevereiro, mas o Omelete já pôde colocar as mãos em uma parte considerável do game. Em evento fechado da Capcom, testamos o jogo por aproximadamente três horas, e sentimos na pele as diferenças entre a gameplay de Leon S. Kennedy e Grace Ashcroft, os dois protagonistas da vez.
Enquanto o veterano Leon é focado em combate e massacra Infectados sem muita dificuldade, Grace precisa ser mais cautelosa e focar mais em furtividade e eficiência. Confira as principais diferenças entre a jogabilidade de ambos:
Combate
A primeira diferença é a mais óbvia: Leon já é acostumado a enfrentar zumbis, e sua capacidade física é muito maior que a de Grace. O veterano tem mais armas e força em seus golpes para acabar com Infectados, enquanto Grace precisa gastar muito mais tempo para eliminar os inimigos.
Movimentação
Para acompanhar o combate, Leon é muito mais ágil que Grace. Ele consegue desviar dos ataques e correr com facilidade; sua dupla, por outro lado, pode tropeçar quando estiver correndo de um inimigo, e vai ficando mais devagar conforme sua vida é reduzida.
Barra de Vida
Enquanto a barra de vida de Leon é mostrada de uma forma convencional para um jogo de ação, por meio de um círculo no canto da tela, a de Grace não fica exposta o tempo inteiro. O dano sofrido pela personagem é mostrado por uma espécie de onda no canto da tela, que só aparece quando ela recebe um golpe e muda de cor conforme seu estado de saúde.
Linearidade
A jogabilidade com Leon é mais simples e linear. Avançar costuma significar ir de um cenário para o próximo, sem muitos segredos. Grace, por sua vez, precisa resolver puzzles e explorar os cantos de grandes cenários, encontrando a solução para quebra-cabeças e segredos escondidos.
Câmera
Ambos personagens podem ter a câmera em primeira ou terceira pessoa, a gosto do jogador — mas há uma recomendação da própria Capcom para ser seguida. Como Grace é uma personagem de maior imersão no universo de terror, faz sentido que os jogadores usem a câmera em primeira pessoa, dando mais proximidade aos acontecimentos e garantindo alguns sustos. Leon, por sua vez, fica melhor em terceira pessoa, permitindo uma análise completa dos inimigos ao redor e a melhor forma de enfrentá-los.