Tom Cruise em cena de Top Gun: Maverick

Créditos da imagem: Reprodução

Filmes

Notícia

Estúdio é processado por não creditar autor de artigo que inspirou Top Gun 2

Direitos voltaram para família de jornalista em 2020, quando filme ainda não estava pronto

Omelete
2 min de leitura
Caio Coletti
06.06.2022, às 16H02

A Paramount Pictures, que atualmente está comemorando o sucesso de Top Gun: Maverick nas biheterias, é alvo de um processo movido pela família de Ehud Yonay, o jornalista que escreveu o artigo de 1983 que inspirou o longa original da franquia, Top Gun: Ases Indomáveis.

Explica-se: em janeiro de 2020, completaram-se 35 anos desde que a Paramount inicialmente comprou os direitos do artigo pra produzir Ases Indomáveis. De acordo com a lei americana, isso significa que, para lançar a sequência, o estúdio teria que pagar novamente a família de Yonay, que morreu em 2012 e deixou a administraçaõ de seu legado com a viúva e o filho mais velho.

O Deadline noticiou o processo contra a Paramount, detalhando um trecho em que os advogados da família Yonay dizem que entraram em contato com o estúdio para tentar evitar a ação judicial. No entanto, a Paramount disse que já havia completado a maior parte de Top Gun: Maverick em janeiro de 2020, e que portanto os direitos autorais estavam garantidos.

"Apesar de a sequência de 2022 ser claramente derivada da história original, a Paramount conscientemente falhou em assegurar uma licença de direitos autorais fílmicos e anciliares, desrespeitando a lei de copyright vigente", diz o texto, que exige que o caso vá a julgamento, que a família seja compensada financeiramente, e que Maverick saia de exibição dos cinemas.

Em declaração ao Deadline, o estúdio rebateu: "Esta acusação não tem mérito, e nós vamos nos defender vigorosamente".

O novo Top Gun mostra o Maverick de Tom Cruise como mentor de uma nova geração de pilotos, que luta para se manter necessária em um mundo recheado de drones. Joseph Kosinski, que dirigiu Cruise em Oblivion (2013), assina o filme.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.