Chadwick Boseman em Pantera Negra

Créditos da imagem: Pantera Negra/Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Notícia

Petição pede que estátua de Chadwick Boseman substitua monumento escravista

Residentes da cidade-natal do ator nos EUA querem honrar seu legado no lugar de estátua da Confederação

02.09.2020, às 12H45.

Residentes de Anderson, Carolina do Sul - cidade-natal de Chadwick Boseman nos Estados Unidos - estão fazendo uma petição pedindo que uma estátua do falecido ator do Pantera Negra substitua um monumento da Confederação.

O monumento em questão está localizado na frente do Tribunal da cidade, e traz homenagens aos soldados sulistas que lutaram pela Confederação na Guerra Civil norte-americana e ao general Robert E. Lee. Pela natureza escravista do monumento, a petição pede que a estátua seja levada para um museu, cedendo o espaço público para um monumento lembrando Boseman, que faleceu aos 43 anos de idade, vítima de um câncer no cólon - saiba mais.

O monumento da Confederação pertence à um museu, mas não tem direito à ser exibido em público. Acredito que a comunidade deve se unir para honrar alguém de Anderson, Carolina do Sul que conseguiu mudar a indústria cinematográfica”, afirma a petição. “[Chadwick Boseman] abriu muitas portas para jovens negros com seus papéis principais em filmes como Pantera Negra e Marshall. É apenas natural que sua cidade-natal honre seus feitos.

Prevendo polêmicas, visto o atual debate nos EUA e no mundo de destruir estátuas e monumentos escravistas, a descrição da petição tenta encontrar um meio termo. “Não motivo para controvérsias políticas nesta decisão. A estátua antiga não precisa ser destruída; de qualquer forma, pelas inscrições em sua base, já passou da hora dela ser aposentada. O Museu de Anderson deve ser lar permanente do monumento, que deve estar acompanhado de sua história e razões para a realocação. A história deve ser preservada, mas não deve honrar os ideais da Confederação.

O objetivo inicial da petição era conseguir 15 mil assinaturas, e foi alcançado rapidamente. Os organizadores então aumentaram a meta para 25 mil, que também foi batida sem problemas. Atualmente, a petição já conta com 35 mil assinaturas.

Boseman, que ficou conhecido por interpretar o rei de Wakanda, T'Challa, nos cinemas, morreu aos 43 anos, vítima de um câncer de cólon. Lançado em 2018, Pantera Negra, o filme, foi um dos maiores sucessos do estúdio Marvel, arrecadando mais de US$ 1,3 bilhão nas bilheterias.

Na pele de T'Challa, rei da nação fictícia de Wakanda, Boseman tornou-se símbolo do aumento da representatividade na cultura pop, popularizando gestos e expressões como "Wakanda Forever".

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.