Filmes

Notícia

Parasita | Designer de produção se inspirou em LEGOs e tofu para criar sets

Lee Ha-jun foi indicado ao Oscar de Melhor Direção de Arte

Nicolaos Garófalo
09.06.2020
23h12

Parte importante da narrativa visual de Parasita, vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2020, a casa da família Park tem uma origem curiosa. Segundo Lee Ha-jun, indicado pela Academia por seu trabalho no longa, a disposição da construção foi idealizada ao ver sua esposa cortar um pedaço cozido de tofu. “Quando você corta com uma faca, alguns pedaços caem e outros ficam de pé, e essa configuração me deu uma ideia”, afirmou Ha-jun ao canal Great Big Story – assista acima (via AV Club).

Segundo o designer, os LEGOs de seu filho também fizeram parte da inspiração da casa, que foi filmada em quatro estúdios diferentes. “Um set não deve parecer um set”, afirmou o diretor de arte sobre a construção da residência Park.

Já a casa da família Kim, assim como o bairro em que se encontra, foi montada dentro de um tanque. A estrutura foi essencial para filmar a cena da enchente, além de passar uma sensação claustrofóbica ao espectador.

Embora meu trabalho não exista na vida real, existe um charme no fato de ele estar preservado em filme”, afirmou Ha-jun.

Parasita está disponível no catálogo do streaming do Telecine.