Michael Jordan em Space Jam

Créditos da imagem: Divulgação/Warner Bros.

Filmes

Lista

Relembre como Michael Jordan influenciou a cultura pop

Lenda do basquete, astro fez bonito também fora das quadras

Gabriel Avila
20.05.2020
11h20

Michael Jordan é um dos maiores ícones da história dos esportes graças a um talento poucas vezes visto no basquete. Colecionando títulos e premiações, o astro se tornou um verdadeiro fenômeno na década de 1990, a ponto de expandir sua influência também para além das quadras.

Para você que já maratonou Arremesso Final, o documentário da Netflix em parceria com a ESPN que reconta a vencedora carreira do atleta ao lado dos Chicago Bulls, reunimos abaixo 5 vezes em que Michael Jordan influenciou os rumos da cultura pop no cinema, TV e mais:

Space Jam - O Jogo do Século

Bill Murray e Michael Jordan em cena de Space Jam
Divulgação/Warner Bros.

É impossível pensar em Michael Jordan na cultura pop sem citar Space Jam - O Jogo do Século. Lançado em 1996, o filme conta a história de uma maluca partida de basquete entre o time TuneSquad, formado pelos Looney Tunes, e os Monstars, alienígenas que queriam transformar Pernalonga e seus amigos em atrações de um parque de diversões em outro planeta. Como os monstros absorveram a habilidade de grandes jogadores da NBA para vencer, eles pedem ajuda a Jordan, atleta que havia pendurado as chuteiras no basquete e se dedicava ao baseball.

Ainda que a técnica de misturar live-action com animação não seja exatamente invenção de Space Jam, o filme fez bonito, arrecadando mais de US$ 230 milhões na bilheteria mundial. Valendo-se da enorme popularidade do astro, que voltava à NBA após um período aposentado, o longa fez tanto sucesso que a Warner cogitou lançar uma sequência que nunca aconteceu até que em 2016 o estúdio retomou o projeto, que chegará aos cinemas em Space Jam 2: Um Novo Legado, que terá LeBron James como protagonista.

Air Jordan

Montagem reunindo pôster de Homem-Aranha no Aranhaverso e um anúncio do Air Jordan com Michael Jordan
Divulgação/Sony;Divulgação/Nike

Lançado em 1984, o tênis Air Jordan entrou para a história como um dos modelos mais icônicos já criados. Furando a bolha da cultura do basquete, o calçado logo se tornou sinônimo de estilo, se tornando peça-chave na moda urbana. Não demorou muito para que o longa ganhasse certa atenção nos cinemas, o que aconteceu em 1989 no filme Faça a Coisa Certa, de Spike Lee. Em uma das cenas mais lembradas da produção, o jovem Buggin Out vivido por Giancarlo Esposito fica furioso após um vizinho desastrado pisar em seu Air Jordan novinho.

Os inúmeros modelos que o tênis ganhou ao longo dos anos seguiram aparecendo em filmes ligados a esporte, como Space Jam - O Jogo do Século e Pequenos Grandes Astros, e também em produções não relacionadas, como O Ataque. Uma das mais notáveis aparições de um Air Jordan nas telonas aconteceu eu Homem-Aranha no Aranhaverso. Na animação, Miles Morales incorpora o modelo ao seu traje de Homem-Aranha, dando um ar descolado ao seu uniforme caseiro improvisado. A aparição foi tão chamativa que inspirou o lançamento de um Air Jordan especial em comemoração ao filme.

Cinema e TV

Além de Space Jam, Michael Jordan fez outras aparições nos cinemas, geralmente interpretando a si mesmo em curtas aparições, como em Jogada Decisiva e Malcolm X, ambos de Spike Lee, até Looney Tunes - De Volta à Ação. Porém, o astro se faz presente até mesmo quando não aparece em cena. Lançado em 2002, Pequenos Grandes Astros conta a história de Calvin (Lil Bow Wow), um garoto que se torna um grande jogador de basquete após achar um tênis mágico que acredita ter pertencido a MJ.

Já na TV, uma de suas participações mais queridas aconteceu na série Eu, A Patroa e As Crianças. Em “Fantasy Camp”, episódio duplo que marca a estreia da 5ª e última temporada da série, Michael Kyle (Damon Wayans) leva sua família para o acampamento de basquete de Michael Jordan em Las Vegas. Após um longo plano - que envolveu o roubo de um tênis de Jordan - Kyle consegue um mano-a-mano com o astro, que acaba com uma fácil vitória do atleta.

Música

O mundo da música, e especialmente do rap, presta constantes homenagens a Michael Jordan. Seja em rimas que comparam o talento de seu compositor com o do atleta, até referências a momentos históricos como o retorno de sua aposentadoria, grandes nomes como A Tribe Called Quest e Ice Cube reservaram um espaço em suas canções para citá-lo. Dentre seus grandes fãs estão Drake, que o cita em “Back to Back”, “Over My Dead Body” e “Barry Bonds Freestyle” e Jay-Z, que fala sobre Jordan em “Encore”, “The Return”, “Ni**as in Paris” e “Hova Song (Intro)”, em um verso que ainda reserva espaço para provocar 50 Cent.

Memes

Montagem com os memes "Crying Jordan" e "Michael Jordan Jamming Out"
Reprodução/Twitter

Nem mesmo o maior astro do basquete norte-americano escapou de virar meme. O mais famoso deles é o "Crying Jordan", que viralizou após o emocionado discurso de Michael Jordan ao ser introduzido ao Hall da Fama do basquete em 2009. Instantaneamente, a imagem de MJ se tornou alvo de inúmeras postagens não apenas nos EUA, mas no mundo todo. O próprio Jordan usaria a imagem como forma de trazer leveza ao evento em homenagem ao recém-falecido Kobe Bryant, um dos momentos mais tristes do esporte. Na ocasião, o astro brincou que chegou a dizer para sua esposa que não participaria da cerimônia para que não surgisse um novo “Jordan Chorão”.

Mal sabia ele que realmente viraria outro meme em questão de meses. Chamado “Michael Jordan Jamming Out”, ele é baseado em uma cena retirada do documentário Arremesso Final em que o astro está curtindo muito uma canção em seus fones de ouvido antes de um treino. A empolgação de Michael Jordan no vídeo virou um prato cheio para os fãs, que substituíram a música original por hits como “All Star” do Smash Mouth ou “Don’t Start Now” da Dua Lipa.