Francis Ford Coppola foi processado por uma figurante de Megalópolis, Lauren Pagone, que acusa o cineasta de assédio sexual durante as filmagens de uma cena de festa do longa - segundo a atriz, Coppola a abraçou e beijou sem consentimento, além de ter apalpado o seu bumbum.
De acordo com o Deadline, o processo corre na corte de Fulton Country, na Georgia (EUA). Os advogados de Pagone ainda nomeiam como réus as duas empresas de contratação de figurantes (Rose Locke Casting e DL Casting) que foram responsáveis por contratá-la para Megalópolis.
Pagone busca indenização não especificada por danos morais, e o cineasta não respondeu oficialmente ao processo. O que os advogados de Coppola fizeram, no entanto, foi entrar com um processo diferente do outro lado do país, na corte da Califórnia (EUA).
Neste segundo processo, o cineasta acusa a revista Variety de difamação por conta de uma reportagem detalhando a acusação de uma figurante diferente de Megalópolis, que alegou que Coppola também tinha a assediado nas filmagens da mesma cena.
A matéria incluía um vídeo do acontecido - no entanto, alguns dias depois, uma terceira figurante da cena veio à público para negar que Coppola tenha se comportado de forma inapropriada nas filmagens.
Os advogados do cineasta buscam uma indenização de US$ 15 milhões contra a Variety.
- Megalópolis | Coppola não queria filme woke, já que elenco inclui cancelados
- Megalópolis | Trailer usou IA para gerar aspas falsas de críticos
- [Crítica] Eu não sei o que pensar de Megalopolis - mas quero que você não saiba também
Megalópolis é ambientado em um futuro distópico, onde o arquiteto vivido por Adam Driver propõe um projeto de cidade inovador, que promete consertar desigualdades. Suas ideias são bloqueadas, no entanto, pelos defensores do status quo, incluindo o prefeito vivido por Giancarlo Esposito e o bilionário interpretado por Jon Voight.
O elenco estrelado do longa ainda conta com Nathalie Emmanuel (Game of Thrones), Aubrey Plaza (Parks and Recreation), Shia LaBeouf (Transformers), Laurence Fishburne (Matrix) e Dustin Hoffman (Rain Man).
Após estrear no Festival de Cannes 2024, Megalópolis estreia no Brasil em 31 de outubro.