A personagem Hawthorne, em Lightyear

Créditos da imagem: Reprodução

Filmes

Notícia

Lightyear é banido na Arábia Saudita, Emirados Árabes e Kuwait por beijo gay

Disney não quis fazer cortes no filme que permitiriam o lançamento nesses países

Omelete
2 min de leitura
Caio Coletti
13.06.2022, às 08H07
ATUALIZADA EM 13.06.2022, ÀS 08H25
ATUALIZADA EM 13.06.2022, ÀS 08H25

Lightyearo filme derivado de Troy Story focado no patrulheiro especial Buzz Lightyear, não será exibido em pelo menos três países (Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait) por causa da homossexualidade de uma de suas protagonistas, e da cena de beijo entre ela e sua parceira. A informação é da Variety.

Segundo o veículo, a Pixar nem mesmo submeteu o filme aos censores da Arábia Saudita, sabendo que ele não seria aprovado sem cortes. Já nos Emirados, Lightyear foi originalmente liberado para exibição, mas o governo voltou atrás na decisão após protestos de grupos religiosos nas redes sociais.

Na Arábia Saudita, outros dois filmes recentes da Disney tiveram seus lançamentos bloqueados por razões semelhantes: Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que mostra brevemente as mães lésbicas de America Chavez; e Eternos, que incluí o personagem gay Phastos.

Em Lightyear, a personagem Alisha Hawthorne (Uzo Aduba) é retratada como homossexual, e seu romance com a esposa é parte importante da trama e da motivação do protagonista Buzz (Chris Evans) para partir em sua perigosa missão no espaço sideral.

Originalmente, a Disney havia pedido para animadores da Pixar cortarem o beijo lésbico do filme. No entanto, após o lançamento de uma carta aberta da equipe do estúdio protestando contra a demanda, ela foi retirada e a cena ficou na versão final.

Lightyear é dirigido por Angus MacLane, co-diretor de Procurando Dory e de curtas de Toy Story. O elenco de vozes original ainda conta com Keke Palmer, Taika Waititi e James Brolin.

No Brasil, Buzz será dublado pelo apresentador Marcos Mion. A estreia está marcada para 16 de junho de 2022.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.