SAG confirma retomada de negociações com estúdios para pôr fim à greve

Créditos da imagem: Mario Tama/Getty Images via AFP

Filmes

Notícia

SAG confirma retomada de negociações com estúdios para pôr fim à greve

Representantes vão se reunir novamente com os estúdios

Omelete
2 min de leitura
23.10.2023, às 10H00.

O sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) confirmou a retomada das negociações com os principais estúdios dos EUA. Após um período sem conversas, as partes voltarão a se reunir nesta terça (24) para tentar pôr um fim à greve que já dura 100 dias - a maior desde 1980.

Os representantes do sindicato confirmaram a reunião em comunicado oficial enviado para os atores. Há um entendimento de que a retomada das conversas aconteceu após forte pressão de um grupo liderado por alguns dos grandes nomes de Hollywood, como George Clooney e Scarlet Johansson.

"É claro que a força e a solidariedade demonstradas pelos nossos membros enviaram uma mensagem inequívoca aos CEOs. Como dissemos repetidamente, estamos prontos, dispostos e capazes de nos envolvermos a qualquer momento para nos reunirmos e trabalharmos para chegar a um acordo que seja digno do vosso sacrifício. SAG-AFTRA e AMPTP se reunirão para negociação na terça-feira, 24 de outubro, no SAG-AFTRA Plaza. Vários executivos das empresas associadas da AMPTP estarão presentes", diz o comunicado.

A AMPTP surpreendeu a SAG-AFTRA no final do dia 11 de Outubro, quando anunciou abruptamente uma pausa nas negociações porque os lados estavam simplesmente muito distantes em questões fundamentais. Os líderes dos estúdios ficaram bastante irritados com o fato de quatro dos executivos mais graduados de Hollywood terem passado cinco dias inteiros em sessões de negociação com o sindicato dos artistas sem conseguirem entrar em acordo sobre as principais solicitações dos atores.

A paralisação não só barra as filmagens de muitos projetos que contam com intérpretes filiados ao SAG, como também impede a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que já estão completos.

O SAG-AFTRA também contava com a pressão adicional por parte dos roteiristas, que deflagraram greve em maio, mas chegaram a um acordo para a revisão dos contratos em outubro. Com o fim da paralisação dos roteiristas, algumas produções já retomaram as atividades.

*************

Faça parte da nossa comunidade: Temos bastidores no Canal do WhatsApp, entre no debate no Telegram e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.