As negociações entre os principais estúdios de Hollywood e o sindicato dos atores americanos, o SAG-AFTRA, continuarão a pleno vapor neste sábado (28) e neste domingo. De acordo com o Deadline, os representantes de ambos os lados darão seguimento às conversas retomadas nesta última semana, visando um acordo para acabar com a greve dos atores, que já passa dos cem dias.
Após uma reunião na última sexta, tanto estúdios quanto atores parecem estar mais próximos de uma resolução no que se refere à questão do aumento do salário mínimo da categoria. Os estúdios ofereceram uma taxa mínima de 7%, enquanto o SAG-AFTRA pediu 9% -- uma quantia menor do que os 11% pedidos pelo sindicato anteriormente.
No entanto, há outras demandas que ainda exigem atenção, como a questão do uso de inteligência artificial e dos residuais, o repasse baseado no sucesso das produções no streaming.
Segundo o The Wrap, os estúdios esperam alcançar uma resolução até o Halloween, no dia 31 de outubro. Caso isso não aconteça, eles planejam retomar as negociações apenas em janeiro de 2024.
A paralisação não só barra as filmagens de muitos projetos que contam com intérpretes filiados ao SAG, como também impede a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que já estão completos.
O SAG-AFTRA também contava com a pressão adicional por parte dos roteiristas, que deflagraram greve em maio, mas chegaram a um acordo para a revisão dos contratos em outubro. Com o fim da paralisação dos roteiristas, algumas produções já retomaram as atividades.
*************
Faça parte da nossa comunidade: Temos bastidores no Canal do WhatsApp, entre no debate no Telegram e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!