O Festival de Cannes 2025 chegou ao fim neste sábado, dia 24, com a entrega dos prêmios, que consagrou It Was Just an Accident como vencedor da Palma de Ouro. O filme de Jafar Panahi é a segunda produção do Irã a vencer o prêmio principal do evento, depois de Gosto de Cereja em 1997.
Vale lembrar que quatro das cinco últimas Palmas de Ouro competiram no Oscar de melhor filme, incluindo o campeão da última estatueta, Anora.
Confira a lista abaixo com todos os vencedores!
- Palma de Ouro: It Was Just an Accident, de Jafar Panahi | Leia a crítica
- Grand Prix: Sentimental Value, de Joachim Trier | Leia a crítica
- Prêmio do Júri: Sirât, de Olivier Laxe | Leia a crítica; Sound of Falling, de Mascha Schilinski | Leia a crítica
- Melhor Diretor: Kleber Mendonça Filho, por O Agente Secreto | Leia a crítica
- Melhor Atriz: Nadia Melitti, por The Little Sister
- Melhor Ator: Wagner Moura, por O Agente Secreto | Leia a crítica
- Melhor Roteiro: Young Mothers, de Luc e Jean-Pierre Dardenne
- Prêmio Especial do Júri: Ressurection, de Bi Gan
- Câmera de Ouro (filme de estreia): The President's Cake, de Hasan Hadi
O Festival de Cannes 2025 contou com uma premiere mundial de Missão: Impossível: O Acerto Final e o lançamento, fora de competição, de Highest 2 Lowest, novo filme de Spike Lee, um remake de Céu e Inferno de Akira Kurosawa, estrelado por Denzel Washington.
- O Agente Secreto é brilhante thriller com Wagner Moura no Brasil de 1970
- Un Certain Regard: Filme com produção brasileira é premiado em Cannes; veja lista completa
O recifense Kleber Mendonça Filho levou seu novo filme O Agente Secreto com Wagner Moura (Guerra Civil) no papel de Marcelo, um professor universitário que foge de São Paulo para Recife para escapar de agentes governamentais que o procuram por atividades subversivas durante a ditadura dos anos 1970. Chegando bem na semana do Carnaval, ele logo descobre que está sendo espionado pelos vizinho.
Também foram selecionados para a Competição o novo filme de Wes Anderson, O Esquema Fenício, filme de espionagem que tem um elenco de grandes estrelas: Benilcio Del Toro, Michael Cera, Scarlett Johansson, Tom Hanks, Benedict Cumberbatch, Willem Dafoe, Ruper Friend, Bryan Cranston, Riz Ahmed e Jeffrey Wright. Julia Ducournau, que venceu a Palma há alguns anos com Titane, retornou com Alpha.
Grandes filmes foram adicionados após a leva inicial. Outros grandes nomes em competição incluiam Die, My Love de Lynne Ramsey, com Robert Pattinson e Jennifer Lawrence, e Resurrection, do diretor chinês Bi Gan.
Ainda competindo pela Palma estavam The History of Sound, filme de Oliver Hermanus com Paul Mescal (Gladiador 2) e Josh O'Connor (Rivais), Sentimental Value, filme de Joachim Trier que o reúne com Renate Reinsve, atriz do aclamado A Pior Pessoa do Mundo, Nouvelle Vague, filme de Richard Linklater (Boyhood) sobre os bastidores de Acossado, clássico de Jean-Luc Godard, e como filme de abertura, Partir un jour, de Amelie Bonin.
Na mostra Un Certain Regard, tivemos Eleanor the Great, estreia de Scarlett Johansson como diretora. Outro ator estreando como cineasta na mostra é Harris Dickinson, visto recentemente em Babygirl, com seu filme Urchin. Como estreia do Festival esteve o documentário Orwell, de Raoul Peck, sobre o lendário autor de ficção-científica.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários