Era Uma Vez Em... Hollywood: Quentin Tarantino responde críticas sobre Bruce Lee

Créditos da imagem: Era Uma Vez Em... Hollywood/Reprodução/YouTube

Filmes

Notícia

Era Uma Vez Em... Hollywood: Quentin Tarantino responde críticas sobre Bruce Lee

Filme gerou polêmica por conta da forma como retratou o ator

Gabriel Avila
12.08.2019
18h15

Era Uma Vez Em... Hollywood, o novo filme de Quentin Tarantino, faz uma homenagem à indústria cinematográfica dos anos 1960 utilizando personalidades históricas como Sharon Tate, Steve McQueen e Bruce Lee como personagens. Entretanto, a participação de Lee foi duramente criticada por Shannon Lee, filha do ator, que chegou a afirmar que no longa seu pai “parece um idiota arrogante e cheio de exibicionismo. Em uma entrevista divulgada pela Radar Magazine, Tarantino se defendeu das declarações afirmando que se baseou em relatos de pessoas próximas ao ator:

“Bruce Lee era meio que um cara arrogante. O jeito que ele falava… Eu não inventei, ouvi ele falar coisas como essas. As pessoas me dizem ‘ele nunca disse que poderia derrotar Muhammad Ali’ e sim, ele disse. Não só ele disse isso, sua esposa disse isso. A primeira biografia dele que li foi Bruce Lee: The Man Only I Knew, de Linda Lee, e ela absolutamente disse isso.”

Durante sua participação no filme, Bruce Lee (Mike Moh) luta contra Cliff Booth, personagem interpretado por Brad Pitt. O embate também gerou controvérsia, visto que Lee é conhecido por seu alto grau de habilidades em artes marciais, tornando a ideia de que um dublê estaria a sua altura um tanto "irreal". Entretanto, Tarantino afirmou que há uma razão bem simples para que o personagem possa vencer a luta:

“Brad não poderia derrotar Bruce Lee, mas Cliff talvez pudesse. Então se pergunte: quem ganharia em uma briga, Bruce Lee ou Dracula? É a mesma pergunta. São personagens fictícios. E eu digo, Cliff poderia derrotá-lo, ele é um personagem fictício.”

O diretor também examinou a história de seu personagem, afirmando que o passado de Cliff Booth como veterano de guerra deixa as chances equilibradas:

“A realidade da situação é essa: Cliff é um Boina Verde. Ele matou muitos, muitos homens na 2ª Guerra Mundial em combates mano-a-mano. É um assassino. O que Bruce Lee está falando na coisa toda, é que ele admira guerreiros e combates, e boxe é uma aproximação de combate. Mais até do que lutas em torneios de artes marciais. Cliff não é parte de um esporte que parece combate, ele é um guerreiro. Se Cliff estivesse lutando contra Bruce Lee em um torneio de artes marciais no Madison Square Garden, Bruce Lee poderia matá-lo. Mas se eles estivessem lutando em uma selva nas Filipinas, em uma luta mano-a-mano, Cliff o mataria.”

Com Leonardo DiCaprioBrad Pitt e Margot Robbie no elenco principal, Era Uma Vez Em... Hollywood acompanha Rick Dalton, ex-astro de uma série de TV, e seu dublê de longa data, Cliff Booth, durante o ano de 1969. A estreia no Brasil está marcada para 15 de agosto.