Foto de Anna Muylaert

Créditos da imagem: Larry Busacca/Getty Images North America/AFP

Filmes

Notícia

Anna Muylaert comemora tema da redação do ENEM 2019

Prova pediu texto sobre a Democratização do acesso ao cinema no Brasil

Camila Sousa
03.11.2019
22h16

Conhecida por filmes como Que Horas Ela Volta? e Mãe Só Há Uma, Anna Muylaert comemorou o tema da redação do ENEM 2019. A prova pediu aos candidatos um texto sobre a Democratização do acesso ao cinema no Brasil.

Em entrevista ao jornal O Globo, Muylaert comentou a surpresa do tema e disse que ele abre espaço de reflexão nos jovens sobre a importância do cinema: “isso me parece algo bem produtivo, tanto em termos do indivíduo, quanto do modo de pensar da sociedade hoje”.

Outro que considerou o tema positivo foi Joel Zito (Raça, Um Show de Diversidade). Para ele, o tema foi uma ótima proposta de reflexão, complementando que hoje o acesso ao cinema acontece de diversas formas, incluindo streamings nas TVs e celulares, etc.

2019 é um ano marcado por desafios na indústria cinematográfica nacional. Desde o começo do atual governo, várias empresas estatais cortaram patrocínios importantes, como a Sessão Vitrine, que perdeu o apoio da Petrobrás, e o cinema de rua Belas Artes, que não conta mais com a Caixa. Além deles, o Festival do Rio também enfrentou dificuldades financeiras e a organização afirmou que o evento poderia não acontecer.

Em julho deste ano, o presidente Jair Bolsonaro considerou extinguir a Agência Nacional do Cinema (Ancine), por questões como disputas de cargos e a aprovação de projetos considerados absurdos por ele. Desde então a agência passou por diversas mudanças em sua diretoria e editais foram revistos e cancelados.