Paul Dano em Dinheiro Fácil

Créditos da imagem: Sony Pictures/Reprodução

Filmes

Artigo

Dinheiro Fácil ecoa movimento das greves de Hollywood, dizem roteiristas

Filme estrelado por Paul Dano chega aos cinemas em 2 de novembro

Omelete
3 min de leitura
21.09.2023, às 14H49
ATUALIZADA EM 21.09.2023, ÀS 15H21
ATUALIZADA EM 21.09.2023, ÀS 15H21

Aclamado no Festival de Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) de 2023, Dinheiro Fácil contará uma história baseada em fatos de como pessoas comuns decidiram lutar contra os poderosos de Wall Street. Embora seja uma obra sobre o mercado financeiro, o tema soa familiar com o atual cenário em Hollywood, paralisado pelas greves de atores e roteiristas — comparação descrita pelas próprias roteiristas e produtoras do longa, Rebecca Angelo e Lauren Schuker Blum, em entrevista exclusiva ao Omelete.

Os paralelos entre o caso da GameStop e a greve dos roteiristas é extremamente similar. Basicamente são homens e mulheres querendo dar um basta em uma situação de descontentamento. Dinheiro, poder e informação estão concentrados nas mãos de pequenos grupos da elite”, explicou Angelo. 

O caso retratado no longa aconteceu em 2021, quando diversos usuários do Reddit decidiram comprar ações da GameStop, empresa de games à beira da falência. Com a aquisição em massa dos títulos da companhia, seus papéis passaram a se valorizar, prejudicando quem apostava contra a empresa no mercado financeiro: os investidores e outros gigantes da Wall Street. “[Dinheiro Fácil] É sobre pessoas comuns que não estão entre os milionários e se sentindo muito pequenas e frustradas.”

Vale notar que a dupla concedeu a entrevista na qualidade de produtoras do filme, e não como roteiristas. De acordo com as regras do sindicato, os membros associados não estão autorizados a promover projetos, seja por meio de aparições públicas ou através de coletivas de imprensa.

Nesta quinta-feira (21), o Sindicato dos Roteiristas e os produtores e plataformas de streamings, representados pela Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), vão se reunir para uma nova rodada de negociações.

Dinheiro Fácil é a versão suprema do conto de Davi contra Golias, baseado na insana história real de pessoas comuns que viraram a página contra Wall Street e fizeram fortuna ao transformar a GameStop (uma lojinha de videogames de shopping) na companhia com as ações mais quentes do mercado.

No meio de tudo isso está um cara comum, Keith Gill (Paul Dano), que começou tudo ao apostar as suas economias na ação e postando a respeito. Quando seus posts começam a viralizar, sua vida e a de todos os que o seguem começa a mudar. E quando a dica de ações se transforma num movimento, todo mundo fica rico – até que os bilionários começam a contra-atacar, e então os dois lados percebem que seus mundos foram virados de cabeça pra baixo.

Além de Dano, o elenco também conta com Pete Davidson (Saturday Night Live), Vincent D’Onofrio (Demolidor), America Ferrera (Barbie), Nick Offerman (The Last of Us), Anthony Ramos (Em um Bairro de Nova York), Sebastian Stan (Capitão América 2), Shailene Woodley (Big Little Lies) e Seth Rogen (Superbad).

Com direção de Craig Gillespie (Cruella), Dinheiro Fácil chega aos cinemas brasileiros em 2 de novembro.

*************

Fique ainda mais por dentro da nossa comunidade: entre no nosso canal no Telegram(t.me/omelete) e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.