Rupert Grint, Emma Watson e Daniel Radcliffe em reunião de Harry Potter na HBO Max

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Crítica

Harry Potter: De Volta a Hogwarts é superprodução que vai emocionar os fãs

Especial estreia dia 1 na HBO Max

Beatriz Amendola
31.12.2021, às 08:00
Atualizada em 01.01.2022, às 18:53
Atualizada em 01.01.2022, às 18:53

Já se vão 20 anos desde que Harry Potter deixou de habitar exclusivamente as páginas dos livros de J.K. Rowling e ganhou as telas com a adaptação de A Pedra Filosofal. O longa de 2001, dirigido por Chris Columbus, deu início à representação de um universo fantástico que até então só existia na imaginação dos leitores, materializando cenários e personagens icônicos com aquela magia que só o cinema é capaz de proporcionar. É essa magia que o especial Harry Potter: De Volta a Hogwarts tão bem captura, em uma superprodução que foi feita sob medida para emocionar os fãs – e consegue. 

O que logo se nota é que a produção da HBO Max não poupou esforços para reunir seu elenco. A abertura do especial começa em uma plataforma de trem – como a plataforma 9 ¾ – e desembarca em um salão ricamente decorado, onde bailarinos dançam. E as reuniões que se seguem, por cerca da 1h45 do especial, acontecem sempre em cenários imortalizados pelos filmes da saga, como a sala comunal da Grifinória, a sala de aula de poções, ou a casa da família Weasley.

Enquanto o visual certamente impressiona, a força do especial está, notadamente, em seu elenco. Além do trio principal formado por Daniel Radcliffe (Harry), Emma Watson (Hermione) e Rupert Grint (Ron), De Volta a Hogwarts conta com outros grandes nomes da saga, como Helena Bonham Carter (Bellatrix), Ralph Fiennes (Lord Voldemort), Jason Isaacs (Lucius Malfoy) e Gary Oldman (Sirius Black), e com os quatro diretores por trás dos oito filmes da franquia: Columbus, Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates

Em uma narrativa marcada por capítulos, que acompanham a ordem cronológica dos filmes, elenco e equipe vão compartilhando recordações de aquecer o coração, com observações sobre o clima de bastidores e, no caso do trio principal, sobre a própria experiência de crescer diante das câmeras, o que resulta em um dos momentos mais emocionantes do especial – propulsionado, em particular, por um depoimento tocante de Emma Watson.

Não espere, porém, revelações polêmicas. De forma similar ao especial de Friends, também da HBO Max, De Volta a Hogwarts se apoia em um clima celebratório, e passa longe de controvérsias. Não há menções, por exemplo, às recentes falas transfóbicas de Rowling, que faz aparições pontuais por meio de uma entrevista gravada em 2019 (e assim devidamente sinalizada).

O foco do especial, afinal, está na emoção da reunião – o que ele entrega com maestria. Ver Daniel, Emma e Rupert reunidos invoca naturalmente os sentimentos de ver Harry, Hermione e Ron nas telinhas, e a química do trio continua forte. Vale destacar, também, a divertida participação de Bonham Carter, que rouba a cena em suas aparições, e o momento “in memorian” do especial, com belos tributos aos astros que já se foram, como Alan Rickman e Helen McCrory.  

Ao fim, Harry Potter: De Volta a Hogwarts é uma comovente viagem ao passado, que consegue cumprir bem o desafio de transitar entre a grandiosidade da franquia, e os momentos intimistas que, por anos, os fãs sonharam em ver. Duas décadas podem ter se passado, mas Harry, Hermione e Ron sempre estarão aqui para nós. 

Harry Potter: De Volta a Hogwarts estreia em 1 de janeiro de 2022 na HBO Max.

Harry Potter: De Volta a Hogwarts
Harry Potter: Return to Hogwarts
Harry Potter: De Volta a Hogwarts
Harry Potter: Return to Hogwarts

Ano: 2021

Duração: 1h45 min

Elenco: Rupert Grint, Daniel Radcliffe, Emma Watson

Nota do Crítico
Ótimo

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.