AFP/Divulgação

Créditos da imagem: AFP/Divulgação

Filmes

Notícia

Academia divulga novas regras para campanhas e categorias do Oscar

A cerimônia do Oscar 2022 vai acontecer em 27 de março de 2022

Flávio Pinto
30.06.2021
15h39
Atualizada em
30.06.2021
16h05
Atualizada em 30.06.2021 às 16h05

A Academia de Artes e Ciências Cinematográfica, organização responsável pela premiação do Oscar, divulgou hoje (30) as novas regras para a cerimônia. O novo estatuto inclue mudanças nas formas de se fazer campanha e em algumas categoriais, como som e canção original [via Variety].

Agora para a trilha original de um filme ser elegível ao prêmio máximo do cinema, ele deverá estar presente em 35% de um filme. Anteriormente, o percentual requerido pela academia era de 60%. Já na categoria de canção original, uma produção não poderá submeter mais de 5 músicas para consideração dos votantes. 

Outra mudança significativa acontecerá na categoria de som. Agora, todos os indicados serão avaliados por um painel prévio, que disponibilizará apenas 10 nomes para a votação final para selecionar os indicados, da mesma forma que aconteceu, por exemplo, nas categorias de melhor filme estrangeiro e de maquiagem.

Falando de filme estrangeiro, agora, a lista de finalistas terá 15 nomes. Antes, apenas 10 filmes eram repassados para o crivo da academia. Outras categorias que também terão a mesma extensão no número de finalistas são as de curta documental, curta de ficção, e curta de animação, também de 10 para 15.

Quanto aos prêmios principais, para um filme ser elegível ao Oscar ele terá de ser exibido nas salas de cinema e/ou em plataformas de streaming, contanto que o título seja também disponibilizado no streaming da Academia. E pela primeira vez, o envio de DVDs e CDs para os votantes será proibido na fase de campanha. 

A cerimônia do Oscar 2022 vai acontecer em 27 de março de 2022, um mês mais cedo do que o evento de 2021, que aconteceu em 25 de abril por conta de adiamentos da pandemia da Covid-19.

Apesar de a realização ser em março, o prazo de elegibilidade é apenas até 31 de dezembro de 2021, o que significa que filmes lançados em janeiro e fevereiro do ano seguinte não serão contemplados na disputa. As pré-listas serão reveladas ainda este ano, em 21 de dezembro. Já os indicados serão revelados em 8 de fevereiro de 2022.

 

 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.