Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Festival de Cannes | Irã vence a Palma de Ouro pela 2ª vez na história

Prêmio máximo do evento deste ano foi para It Was Just an Accident, de Jafar Panahi

Omelete
2 min de leitura
PS
24.05.2025, às 15H09.
Cena de It Was Just an Accident

Créditos da imagem: Divulgação

O iraniano Jafar Panahi se tornou neste sábado (24) o segundo diretor de seu país a vencer a Palma de Ouro. O cineasta recebeu o prêmio do júri da atriz Juliette Binoche pelo filme It Was Just an Accident, superando adversários como Sentimental Value e o brasileiro O Agente Secreto no Festival de Cannes.

Antes de Panahi, o cinema iraniano só havia vencido o festival em 1997, quando o diretor Abbas Kiarostami recebeu o prêmio máximo pelo clássico Gosto de Cereja.

Omelete Recomenda

O filme é estrelado por Mariam AfshariEbrahim Azizi e Vahid Mobasseri e se concentra em um pequeno acidente que desencadeia uma série de consequências crescentes que, por sua vez, ilustram os traumas sofridos por dissidentes políticos e outros opositores do poder.

Omelete assistiu ao longa durante o Festival de Cannes e Guilherme Jacobs comenta como o filme lida com as injustiças e a construção dos personagens"Um dos enormes créditos do filme vem em como o roteiro de Panahi constrói as cinco pessoas dessa jornada (ou pelo menos quatro, já que o noivo é essencialmente alívio cômico) como figuras quebradas, uma noção apoiada pela capacidade de cada ator – todos não profissionais – em expressar dores íntimas quando necessário. Essa construção permite exatamente a consideração de ambos cenários, vingança ou perdão, em doses iguais. It Was Just An Accident não tenta justificar homicídio, mas reconhece as motivações humanas que levariam alguém a tomar atitudes drásticas quando os meios legais são controlados pelas mãos que os feriram para começo de conversa, e o efeito disso, especialmente porque não há um flashback para vermos a resposta sobre Egbhal, é devastador. Ainda que Panahi use piadas ocasionais para ajudar a pontuar certas cenas – e o cineasta merece enorme crédito por não perder controle do tom do filme – e conferir aos procedimentos um ritmo mais ágil, há uma melancolia palpável correndo por baixo de tudo isso."

Até o momento, o longa não tem uma janela de lançamento definida para chegar ao Brasil, contudo, o serviço de streaming deve revelar assim que estiver disponível.

Webstories

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.