De Top Gun a Elvis e Kristen Stewart: 10 destaques da seleção de Cannes 2022

Créditos da imagem: Cenas de Top Gun: Maverick, Crimes of the Future e Elvis (Reprodução/Montagem Omelete)

Filmes

Lista

De Top Gun a Elvis e Kristen Stewart: 10 destaques da seleção de Cannes 2022

Top Gun representa blockbusters, mas grandes diretores dominam a competição

Omelete
1 min de leitura
14.04.2022, às 17H17.
Atualizada em 27.04.2022, ÀS 13H31

O Festival de Cannes 2022 revelou hoje a sua seleção oficial, trazendo a confirmação de alguns rumores e também, é claro, algumas surpresas. O festival é o maior da Europa e exibe muitos filmes que, alguns meses depois de festejados na Riviera Francesa, viram o assunto do momento entre os cinéfilos.

De olho nesse futuro próximo, o Omelete separou 10 longas da seleção de Cannes para você colocar no seu radar. Lembrando que o evento em si acontece entre 17 e 28 de maio, e que você vai poder acompanhar todas as novidades aqui no site.

Top Gun: Maverick

Pois é, a continuação do clássico de 1986 será exibida em Cannes, em uma sessão especial fora de competição. Com direção de Joseph Kosinski (TRON: O Legado), a produção mostra o protagonista de Tom Cruise como treinador de uma nova geração de “ases indomáveis” que inclui Miles Teller, Glen Powell, Manny Jacinto e Jay Ellis.

O elenco de Maverick ainda inclui Val Kilmer (reprisando o papel de Iceman), Jennifer Connelly, Jon Hamm e Ed Harris. Além de ter o seu novo épico de ação exibido no festival, Cruise vai receber uma homenagem pelo conjunto da obra em Cannes.

Elvis

Nove anos depois de sua última extravagância, O Grande Gatsby, Baz Luhrmann está de volta para contar a história do rei do rock em Elvis. A cinebiografia de Elvis Presley, aqui interpretado por Austin Butler, será exibida também por fora da competição principal de Cannes.

Além do protagonista, o filme de Luhrmann tem um elenco coadjuvante estrelado e premiado, incluindo Tom Hanks (como o icônico Coronel Tom Parker), Kelvin Harrison Jr. (como B.B. King), Kodi Smit-McPhee, Dacre Montgomery e Olivia DeJonge.

Crimes of the Future

David Cronenberg não sabe brincar. O lendário diretor canadense promete entregar mais uma obra-prima do horror corporal com o seu novo filme, Crimes of the Future, que se passa em um futuro não tão distante no qual os humanos precisam mudar sua biologia para se adaptar a um mundo sintético”.

O longa também será responsável por levar Kristen Stewart ao tapete vermelho da Riviera, poucos meses depois de sua primeira indicação ao Oscar. Léa Seydoux (007 - Sem Tempo Para Morrer) e Viggo Mortensen (O Senhor dos Anéis) completam o elenco.

The Stars at Noon

Margaret Qualley em cena de Maid (Reprodução)

A veterana cineasta francesa Claire Denis (High Life, Bom Trabalho) vai apresentar sua nova obra em Cannes, uma adaptação do livro de mesmo nome de Denis Johnson. A história acompanha um executivo britânico e uma jornalista americana que se conhecem na Nicarágua, em meio a um momento de revolta política no país, e se apaixonam.

Com Margaret Qualley (Maid) no papel principal feminino, o filme quase teve Robert Pattinson e Taron Egerton ao lado da estrela. Ambos os atores acabaram desistindo do projeto, no entanto, por repetidos adiamentos nas filmagens causados pela pandemia - e o papel acabou indo para Joe Alwyn (ele mesmo, o namorado de Taylor Swift).

Armageddon Time

Anne Hathaway em cena de Locked Down (Reprodução)

Depois de Kenneth Branagh e Paul Thomas Anderson, chegou a vez de outro grande cineasta refletir sobre a própria infância: falamos de James Gray (Ad Astra, Era Uma Vez em Nova York), que mostrará em Armageddon Time uma crônica de como foi crescer no bairro do Queens nos anos 80.

O elenco, como é de costume para o diretor, impressiona: os vencedores do Oscar Anne Hathaway e Anthony Hopkins encabeçam a lista, com o vencedor do Emmy Jeremy Strong seguindo-os de perto.

Broker

Detalhe do pôster de Broker (Reprodução)

O japonês Hirokazu Koreeda emocionou públicos de todo o mundo com Assunto de Família, que foi indicado ao Oscar de melhor filme internacional em 2019. Agora, ele retorna com outra “dramédia” familiar excêntrica, dessa vez focando-se em indivíduos envolvidos com baby boxes - basicamente, locais onde pais de recém-nascidos podem abandonar os bebês anonimamente, com a certeza de que eles serão bem cuidados por outras pessoas.

Koreeda filmou seu novo longa na Coreia do Sul, e recrutou um quarteto de superastros do país para seu elenco: Song Kang-ho (Parasita), Bae Doona (Sense8), Gang Dong-won (Invasão Zumbi 2: Península) e Lee Ji-eun (mais conhecida pelo nome artístico musical IU).

Decision to Leave

Detalhe do pôster de Decision to Leave (Reprodução)

Continuando no cinema coreano, Decision to Leave é a mais recente obra do mestre Park Chan-wok, conhecido por obras como Oldboy e A Criada. Desta vez, ele aborda uma história de mistério sobre um detetive que se apaixona pela viúva que está no centro do seu mais recente caso.

A estrela chinesa Tang Wei (Desejo e Perigo) e o galã coreano Park Hae-il (Rules of Dating) vivem o casal principal. Lee Jung-hyun (a cantora Ava) está entre as coadjuvantes.

Hunt

Lee Jung-jae em cena de Round 6 (Reprodução)

Completando a sessão sul-coreana da nossa lista, Hunt é a estreia na direção do ator Lee Jung-jae, que se tornou familiar ao público ocidental graças à atuação como o protagonista de Round 6, que já lhe rendeu um Globo de Ouro. Aqui, ele também estrela a trama policial ao lado de Jung Woo-sung (Steel Rain).

Hunt, que será exibido em uma das famosas “sessões da meia-noite” de Cannes, acompanha dois policiais, um especialista em crimes internacionais e outro em crimes domésticos, que buscam desmascarar um informante norte-coreano no serviço de inteligência de seu país.

Beast

Riley Keough em cena de The Girlfriend Experience (Reprodução)

Quem também está estreando na direção é Riley Keough, a atriz mais conhecida por seus papéis em Mad Max: Estrada da Fúria e Logan Lucky: Roubo em Família - e, claro, por ser neta de Elvis Presley. Ela se juntou à estreante Gina Gammell para fazer Beast, o seu primeiro longa-metragem.

A trama acompanha três homens da tribo Lakota, uma das mais numerosas dos EUA, que vivem na mesma reserva indígena e cujas vidas se interligam de formas inesperadas.

Showing Up

Michelle Williams em cena de Certas Mulheres (Reprodução)

A diretora Kelly Reichardt e a atriz Michelle Williams formam um time e tanto. Depois de angariarem elogios em Wendy e Lucy (2008), O Atalho (2010) e Certas Mulheres (2016), elas retomam a parceria em Showing Up, que também é o primeiro filme de Reichardt após a aclamação de First Cow, de 2019.

Na trama, Williams vive uma artista que está prestes a ter sua primeira grande exposição. O filme é descrito como uma comédia sobre o caos da vida e como ele pode inspirar a boa arte”, e ainda conta com Hong Chau (Pequena Grande Vida) e André Benjamin (o Andre 3000 da dupla musical Outkast) no elenco.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.