De Top Gun a Elvis e Kristen Stewart: 10 destaques da seleção de Cannes 2022

Créditos da imagem: Cenas de Top Gun: Maverick, Crimes of the Future e Elvis (Reprodução/Montagem Omelete)

Filmes

Lista

De Top Gun a Elvis e Kristen Stewart: 10 destaques da seleção de Cannes 2022

Top Gun representa blockbusters, mas grandes diretores dominam a competição

Omelete
1 min de leitura
Caio Coletti
14.04.2022, às 17H17
ATUALIZADA EM 27.04.2022, ÀS 13H31
ATUALIZADA EM 27.04.2022, ÀS 13H31

O Festival de Cannes 2022 revelou hoje a sua seleção oficial, trazendo a confirmação de alguns rumores e também, é claro, algumas surpresas. O festival é o maior da Europa e exibe muitos filmes que, alguns meses depois de festejados na Riviera Francesa, viram o assunto do momento entre os cinéfilos.

De olho nesse futuro próximo, o Omelete separou 10 longas da seleção de Cannes para você colocar no seu radar. Lembrando que o evento em si acontece entre 17 e 28 de maio, e que você vai poder acompanhar todas as novidades aqui no site.

Top Gun: Maverick

Pois é, a continuação do clássico de 1986 será exibida em Cannes, em uma sessão especial fora de competição. Com direção de Joseph Kosinski (TRON: O Legado), a produção mostra o protagonista de Tom Cruise como treinador de uma nova geração de “ases indomáveis” que inclui Miles Teller, Glen Powell, Manny Jacinto e Jay Ellis.

O elenco de Maverick ainda inclui Val Kilmer (reprisando o papel de Iceman), Jennifer Connelly, Jon Hamm e Ed Harris. Além de ter o seu novo épico de ação exibido no festival, Cruise vai receber uma homenagem pelo conjunto da obra em Cannes.

Elvis

Nove anos depois de sua última extravagância, O Grande Gatsby, Baz Luhrmann está de volta para contar a história do rei do rock em Elvis. A cinebiografia de Elvis Presley, aqui interpretado por Austin Butler, será exibida também por fora da competição principal de Cannes.

Além do protagonista, o filme de Luhrmann tem um elenco coadjuvante estrelado e premiado, incluindo Tom Hanks (como o icônico Coronel Tom Parker), Kelvin Harrison Jr. (como B.B. King), Kodi Smit-McPhee, Dacre Montgomery e Olivia DeJonge.

Crimes of the Future

David Cronenberg não sabe brincar. O lendário diretor canadense promete entregar mais uma obra-prima do horror corporal com o seu novo filme, Crimes of the Future, que se passa em um futuro não tão distante no qual os humanos precisam mudar sua biologia para se adaptar a um mundo sintético”.

O longa também será responsável por levar Kristen Stewart ao tapete vermelho da Riviera, poucos meses depois de sua primeira indicação ao Oscar. Léa Seydoux (007 - Sem Tempo Para Morrer) e Viggo Mortensen (O Senhor dos Anéis) completam o elenco.

The Stars at Noon

Margaret Qualley em cena de Maid (Reprodução)

A veterana cineasta francesa Claire Denis (High Life, Bom Trabalho) vai apresentar sua nova obra em Cannes, uma adaptação do livro de mesmo nome de Denis Johnson. A história acompanha um executivo britânico e uma jornalista americana que se conhecem na Nicarágua, em meio a um momento de revolta política no país, e se apaixonam.

Com Margaret Qualley (Maid) no papel principal feminino, o filme quase teve Robert Pattinson e Taron Egerton ao lado da estrela. Ambos os atores acabaram desistindo do projeto, no entanto, por repetidos adiamentos nas filmagens causados pela pandemia - e o papel acabou indo para Joe Alwyn (ele mesmo, o namorado de Taylor Swift).

Armageddon Time

Anne Hathaway em cena de Locked Down (Reprodução)

Depois de Kenneth Branagh e Paul Thomas Anderson, chegou a vez de outro grande cineasta refletir sobre a própria infância: falamos de James Gray (Ad Astra, Era Uma Vez em Nova York), que mostrará em Armageddon Time uma crônica de como foi crescer no bairro do Queens nos anos 80.

O elenco, como é de costume para o diretor, impressiona: os vencedores do Oscar Anne Hathaway e Anthony Hopkins encabeçam a lista, com o vencedor do Emmy Jeremy Strong seguindo-os de perto.

Broker

Detalhe do pôster de Broker (Reprodução)

O japonês Hirokazu Koreeda emocionou públicos de todo o mundo com Assunto de Família, que foi indicado ao Oscar de melhor filme internacional em 2019. Agora, ele retorna com outra “dramédia” familiar excêntrica, dessa vez focando-se em indivíduos envolvidos com baby boxes - basicamente, locais onde pais de recém-nascidos podem abandonar os bebês anonimamente, com a certeza de que eles serão bem cuidados por outras pessoas.

Koreeda filmou seu novo longa na Coreia do Sul, e recrutou um quarteto de superastros do país para seu elenco: Song Kang-ho (Parasita), Bae Doona (Sense8), Gang Dong-won (Invasão Zumbi 2: Península) e Lee Ji-eun (mais conhecida pelo nome artístico musical IU).

Decision to Leave

Detalhe do pôster de Decision to Leave (Reprodução)

Continuando no cinema coreano, Decision to Leave é a mais recente obra do mestre Park Chan-wok, conhecido por obras como Oldboy e A Criada. Desta vez, ele aborda uma história de mistério sobre um detetive que se apaixona pela viúva que está no centro do seu mais recente caso.

A estrela chinesa Tang Wei (Desejo e Perigo) e o galã coreano Park Hae-il (Rules of Dating) vivem o casal principal. Lee Jung-hyun (a cantora Ava) está entre as coadjuvantes.

Hunt

Lee Jung-jae em cena de Round 6 (Reprodução)

Completando a sessão sul-coreana da nossa lista, Hunt é a estreia na direção do ator Lee Jung-jae, que se tornou familiar ao público ocidental graças à atuação como o protagonista de Round 6, que já lhe rendeu um Globo de Ouro. Aqui, ele também estrela a trama policial ao lado de Jung Woo-sung (Steel Rain).

Hunt, que será exibido em uma das famosas “sessões da meia-noite” de Cannes, acompanha dois policiais, um especialista em crimes internacionais e outro em crimes domésticos, que buscam desmascarar um informante norte-coreano no serviço de inteligência de seu país.

Beast

Riley Keough em cena de The Girlfriend Experience (Reprodução)

Quem também está estreando na direção é Riley Keough, a atriz mais conhecida por seus papéis em Mad Max: Estrada da Fúria e Logan Lucky: Roubo em Família - e, claro, por ser neta de Elvis Presley. Ela se juntou à estreante Gina Gammell para fazer Beast, o seu primeiro longa-metragem.

A trama acompanha três homens da tribo Lakota, uma das mais numerosas dos EUA, que vivem na mesma reserva indígena e cujas vidas se interligam de formas inesperadas.

Showing Up

Michelle Williams em cena de Certas Mulheres (Reprodução)

A diretora Kelly Reichardt e a atriz Michelle Williams formam um time e tanto. Depois de angariarem elogios em Wendy e Lucy (2008), O Atalho (2010) e Certas Mulheres (2016), elas retomam a parceria em Showing Up, que também é o primeiro filme de Reichardt após a aclamação de First Cow, de 2019.

Na trama, Williams vive uma artista que está prestes a ter sua primeira grande exposição. O filme é descrito como uma comédia sobre o caos da vida e como ele pode inspirar a boa arte”, e ainda conta com Hong Chau (Pequena Grande Vida) e André Benjamin (o Andre 3000 da dupla musical Outkast) no elenco.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.