San Diego Comic-Con 2020

Notícia

Duna | Novos livros e adaptações em quadrinhos são reveladas na Comic-Con

Autores de 14 livros derivados da obra de Frank Herbert, Brian Herbert e Kevin J Anderson comandaram roteiros de quadrinhos que serão lançados ainda neste ano

Nicolaos Garófalo
25.07.2020
16h43

Mesmo que a adaptação cinematográfica dirigida por Dennis Villeneuve seja adiada, 2020 promete ser um grande ano para os fãs de Duna, obra-prima da ficção científica escrita por Frank Herbert. Em painel durante a San Diego Comic-Con, Brian Herbert e Kevin J. Anderson, que juntos já escreveram 14 livros derivados da história de Paul Atreides, anunciaram uma nova leva de lançamentos relacionados à franquia, incluindo dois boxes de luxo dos romances originais de Frank Herbert e uma nova trilogia prelúdio.

Em 25 de agosto, a editora Ace lançará nos Estados Unidos dois boxes especiais de Duna. O primeiro trará a trilogia Duna/Messias de Duna/Filhos de Duna, enquanto o segundo, com seis volumes, incluirá ainda O Imperador-Deus de Duna, Os Hereges de Duna e As Herdeiras de Duna. As edições especiais, que começaram a ser vendidas separadamente em 2019, contém prefácios de Brian Herbert, filho do autor original e administrador de seu legado.

Outubro também guarda novidades com potencial tanto para agradar fãs antigos da franquia, quanto leitores que buscam um ponto de entrada para conhecer o mundo que influenciou o gênero tanto na literatura quanto no cinema. No dia 13, Dune: The Duke of Caladan, primeiro volume de uma nova trilogia prelúdio de Duna, mostrará os acontecimentos que levaram a família Atreides a mudar para o planeta Arrakis. No dia 21, a BOOM! Studios publicará a primeira edição de Dune: House Atreides, adaptação em quadrinhos do livro de mesmo nome escrito por Herbert e Anderson.

Colaborando artisticamente com a BOOM!, a Abrams ComicArts publicará o primeiro livro da graphic novel de Duna no dia 27. Para que não houvesse divergência nas adaptações, artistas das duas editoras seguirão os mesmos direcionamentos criados por Herbert e Anderson, que também escreveram os roteiros de ambas as HQs, com trajes, equipamentos e personagens sendo desenhados com traços semelhantes.

Duna, publicada originalmente em 1965, conta a história de Paul Atreides, o mais jovem de uma nobre dinastia galáctica que é deslocado com sua família para o árido planeta de Arrakis que, apesar da falta de água, é a principal fonte da galáxia da especiaria Melange, usada tanto como combustível como para a produção de drogas. Seu pai, o nobre Duque Leto, aceita relutantemente o posto para governar o seco planeta, mas precisa enfrentar um clã inimigo, liderado pelo Barão Harkonnen.

Além do primeiro livro, Frank Herbert lançou, entre 1969 e 1985, outros cinco romances centrados no universo de Duna, com seu filho, Brian, e Anderson assinando diversos novos volumes após a sua morte.

Nos cinemas, Duna foi adaptada pela primeira vez em 1984, em filme dirigido por David Lynch e, em dezembro de 2020, ganhará um novo longa comandado por Denis Villeneuve e estrelado por Timothée ChalametZendayaOscar IsaacRebecca Ferguson e Stellan Skarsgard.

 

A San Diego Comic-Con @Home acontece entre os dias 22 e 26 de julho, com painéis e anúncios disponibilizados para o público pela internet.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.