Frustração e algumas boas novidades marcam o início da Comic-Con virtual

Créditos da imagem: Divulgação/San Diego Comic Con

San Diego Comic-Con 2020

Artigo

Frustração e algumas boas novidades marcam o início da Comic-Con virtual

Pavilhão perde espaço na experiência e conteúdo tende a se pulverizar em parceiros interativos

22.07.2020, às 17H39.
Atualizada em 22.07.2020, ÀS 18H25

Bem no ano em que celebra cinco décadas de existência, a San Diego Comic-Con, a mais conhecida convenção de cultura nerd dos EUA, vai acontecer apenas virtualmente. Nada de filas e encontros de cosplayers, nem do vaivém debaixo do sol que diferencia o bairro boêmio do balneário californiano, que no mês de julho aproveita o ápice do verão. Em compensação, os debates, os encontros de elencos e as mesas de bate-papo sobre quadrinhos, cinema e televisão estão ao alcance de todo mundo (que fala inglês...), pelas transmissões online.

É possível emular virtualmente a experiência de visitar a SDCC? Começamos a descobrir isso nesta quarta-feira.

Embora o evento transcorra oficialmente de quinta a domingo, na quarta tradicionalmente acontece a abertura do pavilhão em meio-período (similar à Spoiler Night da CCXP), e a organização do evento abriu um espaço em seu site para mostrar o pavilhão online (acessível aqui). O primeiro impacto de estar pessoalmente na Comic-Con é, depois de passar por duas ou três barreira de segurança, acessar o "Exhibit Hall", o pavilhão com os estandes e as lojas. Como esse "térreo" do centro de exposições de San Diego é uma caixa de concreto e não tem um teto superalto, a impressão é de entrar numa cápsula com uma cacofonia de sonhos de consumo nerd: estátuas de dezenas de tamanhos diferentes, editoras enfileiradas com milhares de quadrinhos expostos, lojas abarrotadas de brinquedos e camisetas em displays de até três, quatro metros de altura. É impossível ter, online, a mesma sensação arrebatadora.

Na verdade, a Comic-Con@Home - nome dado à versão virtua do evento - nem tenta criar uma imersão parecida com qualquer ferramenta 3D ou de realidade virtual. A página com a visitação do Exhibit Hall parece mais um catálogo interativo de vendas, com a planta baixa dos estandes, num formato de navegação que permite clicar em lojas e acessar os sites oficiais dos expositores. A disposição é a mesma da SDCC presencial (o Artists' Alley espremido na esquerda, brinquedos e colecionáveis de luxo com destaque no centro, lojinhas e estúdios independentes em toda a seção direita) e as galerias de imagens dos expositores é bem protocolar (para ver os itens novos da Lucasfilm, como o Baby Yoda no vaso de chia, é preciso ir imagem por imagem numa janela de pop-up).

Mapa do pavilhão online da San Diego Comic Con 2020
Divulgação/San Diego Comic Con

Está longe, portanto, de ser aquela experiência hipnótica de parar na frente do estande e analisar item por item numa vitrine abarrotada, enquanto as pessoas tentam seguir o fluxo com suas sacolas nos corredores apertados. Para mim, essa visita online pareceu mais interessante ao acessar a aba do mezanino, que identifica cada um dos fã-clubes que normalmente são alocados sob o solário, como os grupos de adeptos de steampunk, as frotas regionais de Star Trek e os fã-clubes de Troopers de Star Wars. Presencialmente, para quem não está atrás de algum fã-clube específico, essa área é um grande aglomerados de cosplayers meio difícil de divisar. Na visitação online, fica mais fácil descobrir um por um. De resto, áreas que já pareciam negligenciadas antes continuam assim: o Artists' Alley está entregue ao deus dará, e cada artista que cuide do seu cubículo, quando aparecer.

Veja os destaques por dia da San Diego Comic-Con@Home

Especificamente, o que vemos no chão da feira deve refletir o que acontece nos painéis a partir de amanhã. A Netflix prioriza suas novidades imediatas, Old Guard, Cursed - A Lenda do Lago e a nova temporada de Umbrella Academy. Já o Cartoon Network, que deve ser um dos destaques dessa quinquagésima SDCC, por conta dos seus novos desenhos que estarão no streaming HBO Max, destaca em seu estande a nova animação do criador de Apenas um Show, Close Enough, e os especiais derivados de Hora de Aventura, entre outros. A Nickelodeon tenta replicar o espírito da SDCC, oferecendo patches gratuitos exclusivos de Bob Esponja para os primeiros que aparecerem (motivo de briga e muita frustração na SDCC presencial), mas só quem é dos EUA pode participar da brincadeira online. Como esperado, Marvel e Warner DC têm presenças institucionais sem muito entusiasmo ou produtos exclusivos, e a Disney TV basicamente promove as criações que sempre foram o forte da Fox, como Family Guy e American Dad.

Se o forte por enquanto não é mesmo o saudosismo da visitação real, a SDCC tem a oportunidade neste ano de aproveitar a infinitude das plataformas online para organizar conteúdos que antes se perdiam no meio do ruído colossal. Um desses conteúdos são as Watch Parties, feitas com parceiros de streaming como o Scener, com uma grade de horários com filmes novos, antigos, animes, documentários e outras atrações de interesse nerd que rendem boas discussões em grupo. Se as multidões aglomeradas se tornaram com os anos uma parte central da experiência da Comic-Con, nada impede que essas multidões migrem para as interações e os chats online, em "aglomerações" mais seguras em tempos de pandemia.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.