Universo DC em LEGO: como Nathan Sawaya uniu duas paixões em obras de arte

Créditos da imagem: Omelete/Reprodução

HQ/Livros

Notícia

Universo DC em LEGO: como Nathan Sawaya uniu duas paixões em obras de arte

Antigo advogado traz para São Paulo mais de 130 obras inspiradas no universo DC e criadas exclusivamente em LEGO

Mariana Canhisares
20.09.2019
18h42

O LEGO, um dos brinquedos mais populares do mundo, vira obra de arte nas mãos do americano Nathan Sawaya. Conhecido dos paulistanos graças à exposição The Art of The Brick, que atraiu mais de 180 mil pessoas em 2017, ele volta à cidade com mais uma mostra, dessa vez explorando uma paixão antiga da infância: os quadrinhos da DC. "Queria fazer uma exposição focada em temas como bem e mal, heróis e vilões. E, realmente, quando você pensa nisso, são as páginas dos quadrinhos que vêm em mente”, revelou Sawaya ao Omelete. “Então o que poderia ser melhor do que me voltar aos heróis e vilões com os quais cresci?".

A partir desta sexta-feira (20), o público que for à OCA - Museu da Cidade de São Paulo, no Parque Ibirapuera, poderá conferir em The Art of the Brick: DC Super Heroes a rica galeria de personagens da editora nas mais variadas estátuas. Embora heróis como o Superman e a Mulher-Maravilha tenham maior destaque, Sawaya brinca com o maniqueísmo tradicional das publicações e dá espaço também para os icônicos vilões, como o Coringa e a Arlequina, recriando inclusive capas de edições históricas.

Quem vê as esculturas tão detalhadas sequer imagina que Sawaya começou nesta carreira como hobby. Procurando uma válvula de escape do seu trabalho como advogado corporativo em Nova York, ele começou a brincar com os blocos de LEGO. Aos poucos, porém, a brincadeira virou coisa séria e, desde 2002, ele tem criado verdadeiras obras de arte cada vez mais grandiosas. Nesta exposição, por exemplo, Sawaya apresenta uma versão original do Batmóvel, montada com cerca de 500 mil peças - todas elas coladas uma a uma. E, para chegar ao design que está no evento, ele trabalhou lado a lado com Jim Lee, uma verdadeira lenda da DC O resultado é uma obra que presta homenagens às versões anteriores do veículo.

Felipe Panfili/Divulgação

Esta não é a única peça dedicada ao Homem-Morcego. Tendo em vista que ele é seu personagem preferido, Sawaya dedicou duas salas só para o herói que, neste mês, completa 80 anos. Além destes dois locais, ainda há muito do Batman espalhado pela exposição, assim como outros heróis preferidos do público. São mais de 130 obras distribuídas pela OCA que, juntas, somam mais de 2 milhões de blocos de LEGO.

Quem quiser conferir The Art of the Brick: DC Super Heroes, pode visitar o museu até 30 de novembro. Os ingressos custam R$ 40 a inteira e R$ 20 a meia-entrada.