Filmes

Lista

Aves de Rapina | O que aprendemos com o primeiro trailer

Mudança nas tatuagens, a fantabulosa emancipação e mais!

Mariana Canhisares
01.10.2019
15h01
Atualizada em
03.10.2019
18h49
Atualizada em 03.10.2019 às 18h49

A Warner Bros. finalmente revelou o primeiro trailer completo de Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa, finalmente revelando alguns detalhes sobre a tão aguardada história da equipe feminina da DC liderada por Margot Robbie.

Com estreia marcada para 6 de fevereiro, o longa também traz no elenco Jurnee Smollett-Bell como a Canário Negro; Mary Elizabeth Winstead como Caçadora; e Rosie Perez como Renee Montoya. Ewan McGregor, por sua vez, é o vilão Máscara Negra, sádico comandante do crime em Gotham, enquanto Chris Messina é Victor Zsasz, um dos membros do bando do vilão.

A seguir, confira 6 novidades que aprendemos com a prévia inédita:

Uma fantabulosa emancipação

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa/Warner Bros/Reprodução

"Você sabe o que é um arlequim? A função do arlequim é servir. Ele não é nada sem um amo. E ninguém liga a mínima para quem nós somos além disso", diz Arlequina logo no início do trailer. Não é de se estranhar que, na sequência, ela dê a notícia de que seu relacionamento com o Coringa acabou. Pela primeira vez em muito tempo, a personagem se vê livre de um relacionamento abusivo e, não à toa, está em busca de experiências novas, enquanto tenta superar o término.

A prévia mostra, por exemplo, Robbie comprando um pet, uma carismática hiena - um aceno à animação dos anos 1990 -, e fazendo tarefas aparentemente banais serem divertidas, como compras no mercado com Cassandra Cain, a personagem de Ella Jay Basco.

O eventual embate de Arlequina com o Máscara Negra, assim como sua parceria com as Aves de Rapina, deve de fato ajudá-la a recobrar sua confiança e superar, em alguma medida, os traumas deixados pelo seu ex. Afinal, ela grita a plenos pulmões: "é de mim que deveriam ter medo. Não de você. Não do Sr. C. Porque eu sou a Arlequina". Vai encarar?

Novas tatuagens

Warner Bros/Divulgação

Nesse seu processo de superar o término, Arlequina mexeu em algumas das suas tatuagens de Esquadrão Suicida que faziam referência ao Coringa. O “J” de Joker (Coringa, em inglês) virou a cauda de uma sereia. O apelido dado para seu ex, “pudding” (pudinzinho, no português), aparece riscado.

Ela não está sozinha

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa/Warner Bros/Reprodução

Apesar da ausência do “pudinzinho”, Arlequina não está sozinha. Ainda que por outras razões, há mulheres em Gotham que também estão em busca de emancipação. A prévia não revela os motivos de cada uma, mas os quadrinhos dão algumas pistas.

Por exemplo, a Caçadora é uma vigilante na missão de acabar com a máfia - por isso, faz sentido que, no filme, ela se oponha ao Máscara Negra. Vinda de uma família de crime, a personagem foi sequestrada e molestada pelo chefe de uma organização rival. Deste momento em diante, ela inicia um treinamento para pôr fim aos criminosos dos confins de Gotham.

Embora Arlequina esteja empolgada em trabalhar na companhia de outras mulheres ("Divertido, não? Tipo uma festa do pijama. Deveríamos pedir pizza, preparar coquetéis"), ao que tudo indica a equipe nasce por uma questão de pura necessidade. Todas são se tornaram inimigas do Máscara Negra e juntas são mais fortes contra ele.

Protegendo Cassandra

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa/Warner Bros/Reprodução

Nos quadrinhos, Cassandra Cain foi duramente treinada para se tornar uma das melhores assassinas do mundo, seguindo os passos do seu pai, David Cain. Talvez esteja aí o interesse do Máscara Negra na jovem personagem em Aves de Rapina.  De todo modo, enquanto o motivo da fuga dela é nebuloso, sabe-se que Arlequina estará disposta a fazer de tudo um pouco para protegê-la.

Máscara Negra abusivo

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa/Warner Bros/Reprodução

"O negócio é o seguinte. Você precisa de mim", ameaça o Máscara Negra. Pois é, como o Coringa, o vilão de Ewan McGregor tem um perfil abusivo. Na prévia, o vilão até aparece celebrando o sequestro de três mulheres, todas amordaçadas e penduradas de ponta-cabeça. Mas o foco dele será mesmo a vilã de Robbie, como o próprio personagem frisa para Victor Zsasz (Chris Messina): "a Srta. Arlequina me pertence".

Referências

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa/Warner Bros/Reprodução

A prévia de Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa está repleta de referências e não apenas ao universo DC. A mais emblemática certamente é o aceno ao filme Os Homens Preferem as Loiras, no qual Marilyn Monroe canta a famosa “Diamonds Are A Girl's Best Friend”. Porém, aqui, Margot Robbie aparece fazendo uma performance de "Hymne à l'amour", da francesa Édith Piaf.

A presença da hiena, por sua vez, é uma menção a Batman: The Animated Series, para a qual a Arlequina foi criada. Na animação dos anos 1990, porém, a vilã tinha duas, chamadas Bud e Lou, uma homenagem ao duo cômico Abbott e Costello. Pode-se até especular que a cena da vilã compartilhando um alcaçuz com o seu pet seria uma brincadeira com A Dama e o Vagabundo, quem sabe?