Filmes

Artigo

CCXP 2016 | Cultura japonesa cativa o Brasil com histórias complexas e diferentes

Fãs têm espaço especial no evento

02.12.2016, às 19H38.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H35

Diferente do que acontece com outros países, o Brasil parece ter uma ligação especial com a cultura japonesa, que é representada de várias formas, mas chega aos nerds principalmente com mangás, animes e games. E na CCXP - Comic Con Experience 2016 os fãs têm um espaço especial para curtir tudo isso, o Anime Experience. Além de lojas com produtos especializados, o local tem uma das atrações mais aguardadas pelo público: as 12 armaduras de ouro de Os Cavaleiros do Zodíaco.

None

Alex Silva é um dos expositores do local e diz que a reação dos fãs é diversa: “Tem gente que faz muitas caras e bocas. Ontem uma jovem falou aqui que, toda vez que ela olhava, se arrepiava. Então esse carinho do público é muito bom. Tem gente também que não conhece, mas se impressiona com a beleza e tenta se informar”.

Questionado sobre os motivos de a cultura japonesa ser tão popular em nosso país, Alex ressalta que muitos animes e mangás têm uma temática adulta, diferente dos desenhos: “Claro que existem animes 100% infantis, mas existem muitas histórias de namoro, de companheirismo, de amizade, então há animes desde o infantil até o adulto, que crianças não podem assistir. São desenhos tratando de coisas sérias, algo que não acontece com outros que são mais bobinhos. Muito do público que vem até aqui é adulto, que assistiu quando era criança, se identificou e quer ver as armaduras uma por uma aqui, finalmente no Brasil”.

Para ele, muitos não enxergam as camadas mais profundas de obras como Os Cavaleiros do Zodíaco, mas elas passam mensagens importantes: “Esse anime tem amizade, tem superação, a ideia de você nunca desistir dos seus ideais. Então são essas as mensagens que um anime passa, algo que uma DC ou Marvel, não mostra. Lá é mais pancadaria. Tem alguém querendo dominar o mundo, os heróis vão salvar e acaba aí”, finaliza.

Pedro Gustavo (16), um dos frequentadores da CCXP - Comic Con Experience 2016, ressalta ainda o ineditismo das tramas: “Eles estão sempre inovando, não é igual aos desenhos que passam na televisão. E quando aparece algo novo assim, com muitas histórias e muitos episódios, o brasileiro se apega a isso e cria essa ligação entre o Japão e o Brasil”.

Também fã da cultura japonesa, Laís Lombardo trabalha na Loja Anime e diz que as expressões são o grande diferencial: “Os personagens japoneses são muito expressivos, tem poderes muito grandes, então acho que isso atrai muito o pessoal. Aqui recebemos clientes de todas as faixas etárias... As crianças gostam muito, mas os pais também não ficam atrás”.

É difícil definir os motivos da ligação tão grande entre o Brasil e a cultura japonesa, mas basta uma passada na Anime Experience para ter certeza de muitas gerações futuras continuarão se encantando com os personagens de olhos grandes. 

CCXP - Comic Con Experience 2016 acontece entre os dias 1 a 4 de dezembro, no São Paulo Expo. Acompanhe nossa live pelo facebook.com/siteomelete, e a cobertura completa em twitter.com/omeleteinstagram.com/omeleteyoutube.com/omeleteve, e Snapchat.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.