Por trás dos efeitos visuais de O Rei Leão e mais: conheça Julien Bolbach

Créditos da imagem: O Rei Leão/Walt Disney Studios/Divulgação

Filmes

Lista

Por trás dos efeitos visuais de O Rei Leão e mais: conheça Julien Bolbach

Novo convidado anunciado da CCXP19 é especialista em efeitos visuais

Julia Sabbaga
05.12.2019
10h13

Confirmado na CCXP19, Julien Bolbach é um nome pouco conhecido do público geral, por mais que tenha trabalhado em produções que marcam o coração do público geek, desde Esquadrão Suicida até Harry Potter. Desenvolvendo a sua magia nos bastidores, Bolbach é especialista em efeitos visuais, e vem ao Brasil para mostrar o processo de criação da tecnologia do live-action de O Rei Leão, em que trabalhou ao lado do diretor Jon Favreau. Para conhecer melhor o trabalho de Bolbach, reunimos sete grandes destaques de sua filmografia:

A CCXP19 acontece de 5 a 8 de dezembro, no São Paulo Expo, com todos os ingressos esgotados. Acompanhe a cobertura do Omelete no site, Twitter, Facebook, Instagram e TikTok, além das lives no canal do YouTube. O destaque desta quinta (5) é o painel de Aves de Rapina, com as presenças de Margot Robbie, Mary Elizabeth Winstead, Ella Jay Basco, Jurnee Smollet-Bell e da diretora Cathy Yan. Confira a programação da nossa live na Arena Omelete.

Harry Potter e as Relíquias da Morte

Harry Potter e as Relíquias da Morte/Warner Bros./Divulgação

Depois de trabalhar na equipe de efeitos de filmes como Presságio e Fúria de Titãs, em 2010 Bolbach marcou os créditos de Harry Potter e as Relíquias da Morte (Parte 1 e 2) como chefe de design de ambiente. Os dois filmes foram indicados ao Oscar por seus efeitos visuais. 

Prometheus

Prometheus/Twentieth Century Fox/Divulgação

Em 2012, Bolbach trabalhou com Ridley Scott como chefe de artes digitais em Prometheus. O longa da franquia Alien também foi indicado ao Oscar por seus efeitos visuais. 

A Lenda de Tarzan

A Lenda de Tarzan/Dark Horse Entertainment/Divulgação

Depois de Prometheus, Bolbach trabalhou na equipe de Malévola, O Sétimo FilhoVictor Frankenstein antes de se tornar o supervisor de CG em A Lenda de Tarzan, adaptação da história clássica comandada por David Yates

Esquadrão Suicida

Esquadrão Suicida/Warner Bros/Divulgação

Se estabelecendo como supervisor de CG, em 2016 o especialista marcou seu trabalho nos créditos de Esquadrão Suicida, longa da equipe de vilões da DC. 

Liga da Justiça

Liga da Justiça/Warner Bros/Divulgação

Bolbach também tem registro na DC nos efeitos visuais de Liga da Justiça, longa que reuniu os maiores heróis do selo e foi lançado em 2017. No longa de Zack Snyder, o especialista em efeitos visuais trabalhou como supervisor de CG. 

O Rei Leão

O Rei Leão/Walt Disney Studios/Divulgação

Em O Rei Leão, Bolbach esteve envolvido na criação e iluminação de uma produção que marcou uma revolução na tecnologia. No longa, ele trabalhou diretamente com Favreau no desafio de criar um fotorrealismo tão marcante que foi até chamado de live-action, apesar de ser algo totalmente diferente. 

Na CCXP19, Bolbach vai apresentar o processo do seu trabalho, que desenvolveu "ambientes em CG em uma escala que nunca tinha existido antes”, segundo ele mesmo.