CCXP19 | Mangás brasileiros premiados no Japão marcam presença no Artists’ Alley

Créditos da imagem: Gabriel Avila/Reprodução

CCXP

Notícia

CCXP19 | Mangás brasileiros premiados no Japão marcam presença no Artists’ Alley

Autores de Mute Print e Romaria celebram o reconhecimento internacional no evento

05.12.2019, às 16H20.
Atualizada em 13.05.2020, ÀS 11H58

Os mangás produzidos no Brasil já estão ganhando o mundo. Inspirados por títulos clássicos que ajudaram a incorporar o DNA da cultura japonesa no imaginário popular dos leitores daqui, artistas nacionais passaram a criar suas próprias histórias se aproveitando do formato e da estética original. A produção se tornou expressiva a ponto de chamar atenção de premiações no Japão, que celebram a difusão da sua cultura e destacam o trabalho de quadrinistas por todo o mundo.

É o caso Max Andrade, vencedor do Silent Manga Audition, concurso que premia histórias sem fala para que pessoas do mundo todo possam ler sem a necessidade de tradução. Após participar de algumas edições, batizadas de “rounds”, ele foi premiado na categoria Grand Prix Runner-Up em 2016 em um round extra. Como resultado, o quadrinista teve sua história, Lend a Hand (Dar uma mão, em tradução livre), publicada originalmente online e impressa na coletânea Mute Print. O artista relembra a premiação como um ponto de virada em sua carreira: “muita gente vem na mesa e diz ‘você é o do Silent Mangá Audition’. Até o embaixador do Japão no Brasil me reconheceu”.

Como parte da premiação, Andrade foi convidado pela editora a visitá-los no Japão, fazendo parte de um grupo composto por vencedores do SMA. Nessas viagens, o autor conheceu Nobuhiko Horie, editor-chefe da Weekly Shonen Jump, principal revista que publica grandes séries como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e Naruto, e também foi apresentado a autores consagrados como ONE, de One Punch-Man. Essa experiência catapultou sua carreira a ponto de despertar o interesse de editoras como a Draco, que publicou o mangá Tools Challenge, série em seis volumes concluída em 2019.

Gabriel Avila/Reprodução

Outro mangá a ganhar repercussão internacional foi Romaria, de Jun Sugiyama e Alexandre Carvalho. Ambientada em um sertão fantástico com referência de grandes obras japonesas, a publicação venceu a categoria bronze no International Mangá Awards, concurso promovido pelo Ministério de Relações Exteriores do Japão. Além de se inspirar em clássicos como Nausicaä do Vale do Vento, de Hayao Miyazaki, a obra tem fortes raízes na cultura nacional. Carvalho relembra ter consultado uma exposição sobre a vida do sertão mineiro durante a produção da história: “roupa de couro, carranca de pedra, punhais e espingardas… essa parte que cabe aos vaqueiros é a principal inspiração para construir os concept arts dos personagens”.

Sugiyama relembra que o anúncio do prêmio foi uma nova página para a carreira da dupla. “[O mangá] foi divulgado em sites especializados e abriu muitos contatos. Deu muita visibilidade aos quadrinhos”. Essa exposição, infelizmente, é causada também pela falta de informação a respeito desses espaços. “Tem muito artista bom produzindo mangá aqui no Brasil e às vezes não encontra lugares de prestígio adequados simplesmente porque não sabem para onde enviar seu material”. E por fim exaltou a importância de participar dessas competições: “ganhando ou não, é uma possibilidade excelente de ser avaliado por pessoas de nome grande no Japão”.

Max Andrade está na mesa E39, enquanto Alexandre Carvalho e Jun Sugiyama estão na mesa G25 e 26 do Artists' Alley na CCXP19.

A CCXP19 acontece de 5 a 8 de dezembro, no São Paulo Expo, com todos os ingressos esgotados. Acompanhe a cobertura do Omelete no site, Twitter, Facebook, Instagram e TikTok, além das lives no canal do YouTube. O destaque desta quinta (5) é o painel de Aves de Rapina, com as presenças de Margot Robbie, Mary Elizabeth Winstead, Ella Jay Basco, Jurnee Smollet-Bell e da diretora Cathy Yan. Confira a programação da nossa live na Arena Omelete.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.