O legado de Cao Hamburger, homenageado do ano na CCXP19

Créditos da imagem: CCXP/Divulgação

CCXP

Notícia

O legado de Cao Hamburger, homenageado do ano na CCXP19

Cocriador do Castelo Rá-Tim-Bum falou de sua carreira e apresentou projetos futuros

Arthur Eloi e Julia Sabbaga
05.12.2019
13h13
Atualizada em
05.12.2019
20h17
Atualizada em 05.12.2019 às 20h17

A CCXP19 abre com chave de ouro prestando homenagem à um dos maiores nomes do audiovisual brasileiro: Cao Hamburger. Aproveitando o aniversário dos 25 anos de Castelo Rá-Tim-Bum, o cineasta subiu aos palcos do Auditório Thunder para falar da obra e também de sua carreira.

Hamburger se iniciou no audiovisual durante a década de 1980, já demonstrando seu interesse no público infanto-juvenil com os curtas Frankenstein Punk e A Garota das Telas. Isso despertou a atenção da TV Cultura, e logo em 1993 o cineasta começou essa parceria de sucesso ao comandar Lucas e Juquinha em Perigo! Perigo! Perigo!, derivado de Mundo da Lua.

O seu verdadeiro estouro veio no ano seguinte quando, em 1994, cocriou Castelo Rá-Tim-Bum ao lado de Flávio de Souza. Combinando um universo fantasioso com tom educativo, a série se tornou um dos grandes sucessos da televisão brasileira, narrando as inusitadas aventuras do “garoto de 300 anos” Nino (Cassio Scapin). O sucesso refletiu no mundo todo, com uma indicação - e vitória - na categoria de “Melhor Programa Infantil” no Festival de Nova York. A série original ficou no ar até 1997 e, dois anos depois, recebeu também um filme escrito e dirigido por Hamburger.

Durante o painel na CCXP, o cineasta explicou que emissoras estrangeiras procuraram a TV Cultura pra comprar os direitos de Castelo Rá-Tim-Bum e produzir uma nova versão, ou exibir o programa globalmente, mas a TV Cultura não negociou: "O Nino poderia ter sido que nem o Harry Potter de uma geração", ele explicou, já que a série seria exibida antes do lançamento do sucesso de J.K. Rowling

Castelo RaTimBum/TV Cultura/Divulgação

Ainda, Hamburger explicou que o sucesso de Castelo Rá-Tim-Bum não foi acidental e sim produto de muito trabalho: "Durante a gravação a gente sentia que tinha algo legal nas mãos [...] O sucesso de Castelo não é acaso, a TV Cultura investiu muito. É o ponto máximo de uma trajetória de muito talento e dinheiro investido". Cutucando o governo atual, o cineasta ainda fez um paralelo entre os vilões da série e o sistema brasileiro: "Os vilões, que antes gostariam de destruir o Castelo, hoje ocupam posições importantes, como no governo e na cultura. O Castelo sofreria muito mais ataques se fosse hoje em dia". Isso acontece, também, por um caráter eterno da produção: "Faz 25 anos que fizemos esse programa e continua muito atual. Pelo conteúdo e pelo formato".

Desde então o cineasta se envolve em grandes projetos nacionais, sejam infantis como a adaptação de Um Menino Maluquinho, ou então mais adultos, como a série Cidade dos Homens, continuação do clássico Cidade de Deus (2002). Recentemente, Hamburger assinou a 25ª temporada de Malhação, de subtítulo Viva as Diferenças, e demonstrou que ainda segura sua mágica com o público infanto-juvenil: a temporada, exibida entre 2017-2018, venceu o Emmy Internacional de Melhor Série.

Em breve, as protagonistas da temporada retornarão em As Five, derivado pelo Globoplay, que marcou a segunda metade do painel de Hamburger na CCXP. No evento, as protagonistas - Benê (Daphne Bozaski), Ellen (Heslaine Vieira), Keyla (Gabriel Medvedovski), Lica (Manoela Aliperti) e Tina (Ana Hikari) - falaram sobre o poder feminino da série, revelando ainda o primeiro trailer de As Five e os planos para a 2ª temporada.

A CCXP19 acontece de 5 a 8 de dezembro, no São Paulo Expo, com todos os ingressos esgotados. Acompanhe a cobertura do Omelete no site, Twitter, Facebook, Instagram e TikTok, além das lives no canal do YouTube. O destaque desta quinta (5) é o painel de Aves de Rapina, com as presenças de Margot Robbie, Mary Elizabeth Winstead, Ella Jay Basco, Jurnee Smollet-Bell e da diretora Cathy Yan. Confira a programação da nossa live na Arena Omelete.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.