Brooklyn Nine-Nine começa com grandes surpresas ao abordar George Floyd

Créditos da imagem: Reprodução

Séries e TV

Notícia

Brooklyn Nine-Nine começa com grandes surpresas ao abordar George Floyd

Protestos contra racismo policial levam a decisões drásticas de alguns personagens

Caio Coletti
13.08.2021, às 08H35
ATUALIZADA EM 13.08.2021, ÀS 09H23
ATUALIZADA EM 13.08.2021, ÀS 09H23

ATENÇÃO: Spoilers da oitava temporada de Brooklyn Nine-Nine a seguir!

O último ano de Brooklyn Nine-Nine teve o seu pontapé inicial na noite de ontem (12) nos EUA, e o primeiro episódio da sitcom abordou de frente o assassinato de George Floyd e os protestos contra o racismo policial que ocorreram no país e no mundo desde que a série saiu do ar, no ano passado. Veja o que aconteceu (repetimos: COM SPOILERS!) a seguir.

Segundo o USA Today, o episódio de estreia da temporada, "The Good Ones", começa em junho de 2020, no meio da pandemia, enquanto os policiais estão tendo que trabalhar de máscara e respeitando o distanciamento social. O clima pesa quando Rosa (Stephanie Beatriz) anuncia que vai se demitir da polícia por causa dos protestos.

Pulando para o presente, a série mostra todos retornando a uma rotina mais "normal" de trabalho - além de Rosa, descobrimos que Hitchcock (Dirk Blocker) também não vai voltar à delegacia, uma vez que se aposentou. O personagem continua aparecendo no episódio, no entanto, por videoconferências com os antigos colegas.

Quando reencontramos Rosa, ela abriu uma agência de investigação particular que se especializa em casos de brutalidade policial. Tentando se reconectar com a amiga, Jake (Andy Samberg) praticamente implora para que ela deixe-o ajudar no seu mais recente caso.

Os dois tentam ajudar uma mulher negra que foi assediada por policiais quando se recusou a deixá-los revistar a sua sacola de compras, mas são impedidos por um representante de sindicato racista (John McGinley) e uma capitã de polícia (Rebecca Wisocky) que quer evitar o "longo processo de tentar demitir" os policiais responsáveis.

Durante a investigação, Jake admite que está tentando ajudar Rosa em parte porque se sente "julgado" pela decisão dela de se demitir, enquanto ele continuou sendo policial. É quando Rosa lembra Jake que questões como racismo policial são muito maiores do que ele, e que a decisão dela tem a ver com o quanto ela se sentiu complícita com casos de abuso policial ao continuar trabalhando na delegacia.

O caso que os dois investigam também não tem uma resolução otimista: Jake e Rosa, no fim das contas, só conseguem fazer com que as acusações falsas contra a sua cliente sejam anuladas, ao invés de levar os policiais responsáveis pelo assédio à justiça.

Reprodução

Enquanto isso, a subtrama do episódio também foca no tema, com Charles (Joe Lo Truglio) se atrapalhando na tentativa de mostrar a Terry (Terry Crews) que é um bom aliado na luta antirracista.

Tentando apoiar negócios com proprietários negros, ele invade a privacidade do amigo em uma barbearia; tentando realmente escutar Terry, acaba falando mais do que ele; e, quando Charles acaba enviando US$ 10 mil por acidente para o sargendo como "reparação" pelo racismo, Terry diz ao colega de delegacia que trabalho antirracista não deveria ser tão "performático".

A última grande revelação de "The Good Ones" se conecta ao segundo episódio da temporada, "The Lake House", também exibido ontem nos EUA. O capitão Holt (Andre Braugher) revela aos amigos que se separou do marido, Kevin (Marc Evan Johnson) durante a pendemia, devido a "um ano difícil para ser um homem negro, um capitão de polícia e um ser humano".

Durante o segundo capítulo, Jake e os outros policiais viajam com Holt durante o fim de semana para um local bucólico à beira de um lago, onde o nosso protagonista tenta bolar um plano para reunir o casal separado.

No Brasil, Brooklyn Nine-Nine é exibida na TV a cabo pela Warner Channel, que ainda não confirmou a data de estreia da oitava temporada. Os capítulos anteriores da série estão disponíveis para streaming pela Netflix.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.