Séries e TV

Lista

Bentô | Melhores animes da temporada de inverno 2021

Listamos as produções que se destacaram nos últimos meses

A cozinha
24.03.2021
15h27
Atualizada em
24.03.2021
17h36
Atualizada em 24.03.2021 às 17h36

No começo da temporada de inverno dos animes, fizemos um Bentô com algumas indicações do que poderia ser destaque. Agora que a temporada já saiu e a próxima está chegando, é hora de falarmos não das apostas, mas sim dos maiores destaques desta temporada de inverno.

Antes de começar, vamos mencionar obras que já são destaque e a maioria do público otaku já acompanha, como Shingeki no Kyojin, RE:Zero, Black Clover, Tensei Shitara Slime Datta Ken e Jujutsu Kaisen. Mas, como essas obras já são populares, hoje vamos falar sobre outras aqui no Bentô.

Melhor Comédia

Divulgação

Felizmente, alguns dos animes citados no vídeo anterior cumpriram as expectativas, como Tenshi Souzou Design Bu/Heaven’s Design Team, que elegemos como a Melhor Comédia. O anime mostra uma equipe de designers que trabalha criando animais e criaturas para a Terra à serviço de Deus. É uma história criacionista, mas que leva em consideração leis da física e da ciência. O anime brinca com esses conceitos, ao mesmo tempo em que mostra problemas comuns do mercado de trabalho de design.

O maior ponto positivo é que o anime foi além das nossas expectativas, entregando uma adaptação divertida, com uma boa animação e designs de personagens muito bem feitos. É aquele tipo de anime para assistir e se divertir a qualquer momento. Fica a dica para conferir.

Melhor Romance

Divulgação

Já o título de Melhor Romance de temporada ficou para Horimiya, que aborda de forma muito natural as inseguranças dos relacionamentos na adolescência. Na trama, Hori e Miyamura são colegas de classe e parecem opostos: ela é popular e linda, e ele é introvertido e não chama a atenção. Os dois nem se falam direito, mas criam um laço fora do ambiente escolar quando se conhecem de verdade.

O destaque de Horimiya é como cada personagem tem suas motivações e dificuldades, e como o anime destaca como cada um deles lida com isso, desenvolvendo relações positivas entre eles. 

Horimiya é um anime feito para sentar e curtir mesmo. Não é um drama, não tem conflitos grandiosos, tudo se resolve rápidoe, na real isso, é um ponto muito positivo, que também é característica do mangá.

Surpresa: Doctor Ramune

Divulgação

Uma das grandes descobertas desta temporada de inverno foi Doctor Ramune, que não esperávamos muito por ter um design mais genérico. A obra gira em torno de um “médico de incognoses”, o Dr. Ramune, e seu assistente, Kuro, que atendem pacientes cujas partes do corpo se tornaram COMIDA, com um caso diferente a cada episódio. No primeiro episódio você se questiona do que está assistindo ("tem uma pesonagem chorando maionese?"), mas as risadas chegam e é possível até ficar emocionado, mesmo com toda a bizarrice. 

Surpresa: Kemono Jihen

Divulgação

Outra surpresa da temporada foi Kemono Jihen, que tem uma animação mais rebuscada e traz a temática de criaturas mágicas da cultura japonesa, como as Kitsune e Yuki Onna, e também inclui vampireos, ghouls e vários outros seres, que convivem com os humanos, mas podem trazer problemas. Os personagens principais fazem partes dessas criaturas, e se unem em uma agência de detetives para tentar cuidar dos problemas que envolvem essas interferências sobrenaturais.

A estética do anime pode te fazer acreditar que ele é um battle shounen comum, mas o desenvolvimento dos personagens, que estão na fase de pré-adolescência, a descoberta da identidade e força de cada um é bem elaborada e comovente. 

Guilty pleasure: Jaku-Chara Tomozaki-Kun

Divulgação

Toda temporada tem o seu guilty pleasure (o "prazer culposo") e o da vez é Jaku-Chara Tomozaki-Kun. O anime conta a história de Tomozaki-kun, melhor jogador de um game de luta chamado Attack Families, uma paródia de Smash Bros. Porém, ele não tem amigos, não sabe se comunidar e enxerga a vida como um jogo não muito bom.

Tudo isso muda quando ele conhece o segundo melhor jogador na vida real: Hinami, sua colega de classe na escola, que é também a garota mais popular do local. Então ela desafia Tomozaki-kun a perceber como a vida real é um jogo incrível e que ele precisa se esforçar mais para jogar. Quando ele aceita o desafio, o anime traz uma série de lições de comunicação. Por que ele é um guilty pleasure? Porque nós tiramos uma visão positiva do anime, mas ele também podeser visto como uma obra que incentiva coach, meritocracia e vários outros conceitos complicados.

Melhor anime da temporada: Wonder Egg Priority

Divulgação

Para finalizar, vamos fala sobre Wonder Egg Priority, o melhor anime da temporada de inverno 2021. Mas antes de começar, é importante deixar claro que a obra tem gatilhos para suicídio, abuso psicológico, abuso sexual, transfobia e vários outros tipos de violências direcionadas principalmente às mulheres e minorias. Fica o aviso.

A história gira em torno da Ooto Ai, uma jovem que deixa de frequentar a escola após o suícido da melhor amiga. Um dia, ela recebe a oportunidade de salvar essa amiga, enquanto conhece outras garotas e enfrenta diversos vilões que representam os abusos responsáveis por levar essas vítimas, como a amiga dela, ao suicídio.

A obra é cheia de simbolismos e escancara o quanto cada um desses abusivos é violento e deixa marcas profundas nas vítimas. É um anime pesado, porém que merece o posto de melhor da temporada pela animação impecável, trilha sonora, direção e roteiro ambicioso, que trata de vários temas de uma forma nunca vista antes.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.