Séries e TV

Notícia

The Walking Dead | Robert Kirkman e Cia. processam canal AMC por fraude de lucros

Ação legal é a segunda envolvendo o canal e a série

14.08.2017, às 20H48.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H48

A AMC é o foco de mais um processo envolvendo The Walking Dead. Depois de Frank Darabont, criador da série que abriu uma ação contra o canal reclamando não ter recebido a devida participação nos lucros (saiba mais), agora é a vez dos produtores Robert Kirkman, Gale Anne Hurd, Glen Mazzara e David Alpert alegarem que foram enganados pela rede norte-americana. 

Segundo o Holllywood Reporter, o processo alega que a AMC não cumpriu com obrigações contratuais com a parte criativa da série, incluindo Kirkman, criador da HQ que serve de base para o programa e que tem direito a 5% dos lucros relacionados à série. O canal teria se beneficiado da sua estrutura corporativa verticalmente integrada para combinar a produção e exibição de TWD e assim manter uma parte maior dos lucros. 

Como no processo de Darabont, Kirkman e Cia. questionam a quantia paga pelo rede AMC para o estúdio AMC pelo direito de exibir a série de TV. Como as empresas são afiliadas, o pagamento da licença não troca de mãos, mas muda a porcentagem destinada aos colaboradores. 

"Esse tipo de processo é muito comum no entretenimento e todos têm uma coisa em comum: seguem o sucesso. Todos os estúdios com uma série bem-sucedida já foram alvo de um processo como esse e The Walking Dead tem sido a série número um há cinco anos, então não é surpresa. Temos enorme respeito e apreciação pela parte queixosa e continuaremos trabalhando com eles como parceiros, mesmo  enquanto nos defendemos vigorosamente contra este processo sem base e previsivelmente oportunista", diz o comunicado oficial da AMC. 

Recentemente, Kirkman encerrou o seu acordo com a AMC e levará suas novas séries para a Amazon - saiba mais

The Walking Dead retorna com episódios inéditos em 22 de outubro.