Filmes

Notícia

Designer da Hot Wheels conta como é saber segredos de Marvel e Star Wars antes de todo mundo

Para criar carros licenciados, Bryan Benedict vê artes conceituais e recebe informações sobre a trama muito antes da estreia dos longas no cinema

07.08.2015, às 18H13.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

Bryan Benedict, Designer Master da Hot Wheels e responsável pela criação dos carrinhos da Marvel e de Star Wars para a marca, esteve no Brasil em julho para participar da Colecon Brasil, maior evento para colecionadores de carros em miniatura da América Latina. Em entrevista exclusiva ao Omelete, falou um pouco sobre a responsabilidade de cuidar da licença de produtos tão queridos como os da saga criada por George Lucas, o processo de criação e suas preferências pessoais.

"Quando assumimos, há muitos anos, a responsabilidade para criar os produtos de Toy Story, foi maravilhoso. Conseguimos respeito cuidando desta licença e desenvolvendo a nossa marca. Chamamos a atenção. Hoje em dia, o cliente faz comentários, sugestões, mas temos muita liberdade para criar. É o que nós fazemos de melhor e é por isso que somos os melhores no mercado".

Sobre o início da produção, Benedict explicou como funcionam os trabalhos. "Nós começamos em um estágio bem inicial, fazemos um protótipo para aprovarem e, após isso, continuamos com o trabalho. Recebemos algumas artes conceituais antes e durante o processo. Fazemos consultas e estudos para deixar o produto perfeito e tentamos descobrir todas as características de cada personagem para tornar o carro único e com a nossa cara".

Ao comentar a responsabilidade de cuidar dos produtos de Star Wars, incluindo O Despertar da Força, o designer demonstrou o respeito pelo cliente. "É difícil saber de coisas tão queridas pelo público antes de todo mundo. Você recebe informações importantes e não pode revelar para ninguém. Pelo processo, é importante para nós recebermos algumas coisas antes, até para formalizar o acordo. Temos um respeito muito grande. Apesar de tudo, posso dizer que [o filme] será incrível".

Benedict também falou sobre o modo de criação dos carros para Star Wars e as responsabilidades em volta do seu cargo de Designer Master. "Em todos os nossos trabalhos, nós tentamos expressar esses personagens de uma maneira única da Hot Wheels. Usamos suas histórias de origem para construir certos conceitos para o veículo, a exemplo da Millenium Falcon. Usamos todos os detalhes possíveis. São esses pequenos conceitos que nos dão uma característica única. Eu visualizo todo o processo de produtos como Marvel, Star Wars e DC Comics. Aprovo tudo no final, mas também ajudo no design de grande parte. Todos nos ajudamos e temos grande confiança em nossa equipe".

Para concluir, Benedict explicou como é a criação de um veículo específico para um personagem."[O produto final] não pode parecer muito malvado ou amistoso. Depende se for um vilão ou não. Faço uma lista de palavras que combinem com o personagem, tudo o que vai representar o carro ou a coleção completa. Tentamos decifrar sua personalidade ou de onde ele veio. Como nós vamos nos sentir com o carro. É um processo difícil, mas muito gratificante". No final, ele ainda escolheu o trabalho preferido de sua carreira. "Acho que por tudo que ele representou e pelo sucesso que fez, acredito que seja o de Darth Vader. Foi um fenômeno e hoje em dia meu nome é associado a ele".