Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Séries e TV
Notícia

Stranger Things 5 | Tudo o que você precisa lembrar do volume 1

Novos episódios da saga dos irmãos Duffer estreiam na Netflix em pleno Natal

1 min de leitura
FB
22.12.2025, às 06H00.

Falta cada vez menos para a estreia do volume 2 da quinta temporada de Stranger Things. No próximo dia 25, em pleno Natal, a Netflix disponibiliza três novos episódios da fase final da saga, fazendo a ponte para o episódio derradeiro, que chega no último dia do ano.

Enquanto, porém, as novas aventuras de Will (Noah Schnapp) e sua turma não chegam ao streaming, que tal relembrar os principais acontecimentos do primeiro volume, lançado no fim de novembro?

Hawkins em quarentena

A quarta temporada de Stranger Things se encerrou de forma completamente babélica: após quase ser assassinada por Vecna (Jamie Campbell Bower), Max (Sadie Sink) acabou em coma, para tristeza dos amigos – e em especial de seu namorado, Lucas (Caleb McLaughlin).

A morte temporária da ruivinha provocou a abertura do quarto portal de que Vecna precisava para invadir Hawkins e o mundo sem restrições, dando origem a um caos que obrigou à evacuação da cidade.

Um ano e meio após esses terríveis acontecimentos, os moradores locais vivem em quarentena militar, com a cidade isolada e controlada por uma base de cientistas governamentais que tentam manter tudo sob controle, tanto em Hawkins como no Mundo Invertido.

Essa equipe é liderada pela Dra. Kay (Linda Hamilton), uma mulher obstinada e implacável, que busca decifrar os segredos da outra dimensão, ao mesmo tempo em que persegue um objetivo pincipal: encontrar e exterminar Eleven (Millie Bobby Brown), a quem considera a grande responsável por todos os eventos que ameaçam o mundo.

Cientes do perigo que a menina corre, Joyce (Winona Ryder) e Hopper (David Harbour) dão um jeito de mantê-la fora do alcance dos militares na cidade, ao mesmo tempo em que a submetem a um treinamento intensivo para novos confrontos com Vecna.

Mas, por falar em Vecna, onde está o grande vilão da saga? Essa é a pergunta que todos se fazem, dentro e fora da narrativa, ao longo desses primeiros episódios. Sabemos que, desde a abertura do quarto portal 18 meses atrás, o vilão não voltou a se manifestar – o que é motivo mais de desconfiança que de tranquilidade para todos.

Temerosos de que o arqui-inimigo de Eleven esteja preparando um contra-ataque, Hopper, Joyce e os outros decidem se antecipar e arquitetam um plano para que o ex-chefe de polícia possa invadir a base militar e atravessar clandestinamente o portal para o Mundo Invertido, a fim de procurar o esconderijo de Vecna.

Mal sabem eles que o perigo virá de onde menos esperam…

 

Holly e o Senhor Fulano

A família Wheeler vive grandes desafios em meio à quarentena em Hawkins. Como Joyce teve sua casa destruída após o ataque de Vecna no ano anterior, teve de se mudar com os filhos, Will e Jonathan (Charlie Heaton), para a casa de Ted (Joe Chrest) e Karen (Cara Buono), os pais de Mike (Finn Wolfhard) e Nancy (Natalia Dyer) – o que tem provocado alguns problemas advindos da superlotação dentro imóvel.

Outra dor de cabeça surge a partir de Holly (Nell Fisher), a filha caçula do casal. Nos últimos tempos, ela deu para conversar constantemente com um suposto amigo imaginário, a quem chama de Senhor Fulano.

Apesar dos eventuais incômodos que essa mania da menina de “falar sozinha” causa na escola, ninguém dá muita importância ao fato – nem mesmo quando Holly começa a relatar a promessa do Senhor Fulano de vir salvá-la dos monstros que vieram do Mundo Invertido para invadir Hawkins.

A família da menina só se dá conta da gravidade da situação quando um portal se abre repentinamente no quarto da menina, abrindo espaço a um sanguinário Demogorgon que, por alguma razão, mostra-se disposto a tudo para levar Holly consigo.

Tanto Ted como Karen tentam proteger a filha, mas acabam brutalmente atacados pelo monstro, que logra seu propósito e arrasta Holly consigo para o Mundo Invertido. O casal não morre, mas é hospitalizado em estado grave.

O poder telepático de Will

O filho mais velho de Joyce acompanha toda esse embate entre o Demogorgon e os Wheeler de um ponto de vista “privilegiado”. Estranhamente, e sem explicação aparente, Will consegue assistir ao passo a passo do sequestro de Holly do ponto de vista da própria criatura maligna, como se estivesse espontaneamente acessando a mente dela.

Logo, o rapaz percebe que está novamente conectado à mente coletiva formada por Vecna e seus servos do Mundo Invertido – o que sugere uma maior proximidade física com o vilão.

Robin (Maya Hawke), porém, não demora a perceber que essa “reaproximação” entre Will e Vecna não é de todo má. Sagaz, a amiga de Steve (Joe Kerry) sugere usar a ligação telepática de Will com o antagonista e seus capangas para espioná-los mentalmente, antevendo seus próximos passos e criando meios de impedir que sejam dados.

Descobrimos, então, que o tal Senhor Fulano de que Holly falava é na verdade o próprio Vecna, projetando-se sobre a mente da menina sob sua antiga aparência humana, a fim de ganhar sua confiança e atraí-la para uma armadilha. E isso não é tudo: ele pretende fazer o mesmo com outras crianças de Hawkins!

Invadindo mais uma vez a mente coletiva, Will consegue descobrir quem é a próxima vítima que Vecna planeja sequestrar: Derek Turnbow (Jake Connelly), um garoto gordinho e metido a valentão da mesma idade de Holly.

Holly no mundo de Vecna

Enquanto em Hawkins todos se preocupam por ela, Holly surge vivendo tranquilamente ao lado de Vecna – ou melhor, de Henry, nome de batismo com que ele se apresentou a ela – na antiga casa da família dele em Hawkins.

Estranhamente, a residência não possui a aparência abandonada com que a conhecemos na quarta temporada, tampouco o entorno ameaçador e quase fantasmagórico com que a vimos no mundo invertido. Ao contrário: encontra-se no mais perfeito estado de conservação e decoração, como no período em que Henry/Vecna vivia ali com seus na infância.

Após explicar a Holly que em breve outras crianças de Hawkins se juntarão a eles naquela confortável moradia, Henry cobre a menina de mimos e lhe dá a autorização para que desfrute da casa como quiser – desde que nunca, em hipótese alguma, saia de lá.

Holly mostra-se disposta a cumprir cabalmente essa ordem – mas vacila ao encontrar, na caixa de correio, um bilhete supostamente escrito por Henry, pedindo-lhe que vá encontrá-lo em um local relativamente próximo dali e deixando um mapa para que ela possa chegar até lá.

Confusa com essa aparente contradição de seu mentor, a irmã de Mike desconfia da autoria da carta, ficando em dúvida sobre seguir a ordem original ou atender ao suposto apelo de Henry. Acaba, porém, escolhendo a segunda opção e dirigindo-se aonde pede o mapa.

Lá, porém, ela encontra, ao invés de seu novo amigo e mentor, a pessoa que menos poderia esperar: Max – a verdadeira autora do bilhete na caixa de correio!

A mente de Vecna

Esse encontro inesperado entre Max e Holly traz à tona uma série de verdades até então insuspeitadas.

Após quase ser morta por Vecna e entrar em coma graças à violência do ataque que sofreu, Max teve sua consciência absorvida pela mente do próprio vilão, tornando-se prisioneira dentro das memórias dele.

A namorada de Lucas tentou diversas vezes escapar, mas sempre foi impedida pelo vilão, que acabava ressurgindo diante dela para mantê-la presa.

Max só conseguiu viver em paz ao descobrir a existência de uma caverna perto da casa de infância de Henry/Vecna, na qual ele, por alguma razão, não consegue entrar para atacá-la.

Após entender que é tão prisioneira quanto Max do cárcere mental de Vecna, Holly aceita se unir à ruivinha para, juntas, descobrirem uma maneira de escapar daquele estranha, mas pungente prisão.

Encontro inesperado

Após juntar-se a Hopper no Mundo Invertido, Eleven tenta ajudá-lo a encontrar pistas de onde pode estar Holly. Durante essa jornada, os dois são vítimas de uma emboscada dos militares – que conseguem aturdir Eleven através de uma estranha arma de ondas sonoras, que lhe provoca um tormento mental indescritível.

Hopper e sua filha adotiva conseguem, porém, livrar-se dos agentes e capturar um deles. Eleven, então, usa seus poderes para invadir a mente do soldado, descobrindo assim a existência de um laboratório secreto dentro da base militar – cujo acesso, por mais que se esforce, a menina não consegue desbloquear nas memórias do agente.

Após relatar a Hopper o que descobriu, a namorada de Mike conclui junto a ele que o segredo por trás da porta do laboratório secreto só pode ser Vecna, que estaria sendo mantido prisioneiro pelos militares dentro da base. Pai e filha dão um jeito de invadir o local, onde Eleven usa seus poderes para eliminar eventuais inimigos e chegar até a tal porta secreta.

Ao abri-la, porém, ela e o ex-policial têm uma grande surpresa: quem está sendo mantido prisioneiro ali não é o de fato vilão, mas sim Kali/Oito (Linnea Berthelsen), a antiga cobaia de laboratório de Brenner (Matthew Modine) que Eleven conheceu na segunda temporada.

Webstories

A volta de Vecna e o contra-ataque de Will

Cientes de que Derek é a próxima vítima que Vecna pretende levar para o Mundo Invertido, Will e seus amigos decidem usar o garoto como isca em uma armadilha para o vilão e o Demogorgon – mas o plano não dá de todo certo.

Nesse meio tempo, outras duas crianças desaparecem em Hawkins, o que leva os militares a uma intervenção radical: levar todos os meninos e meninas da cidade para sua base, a fim de protegê-los diretamente de qualquer eventual ataque do Mundo Invertido.

A estratégia, porém, surte o efeito contrário: a base é tomada por Demogorgons, que vão exterminando um a um os soldados em busca das crianças que Vecna lhes mandou apanhar.

É nesse ínterim que o próprio Vecna surge, triunfante, apenas para coroar sua vitória e revelar a Will, sadicamente, a verdade por trás de todos os seus planos.

Vecna conta que atraiu pessoalmente Will para o Mundo Invertido na primeira temporada, a fim de fazer dele a primeira cobaia em seu plano de dominação de mentes. Enquanto o garoto esteve perdido na outra dimensão, Vecna o cooptou e estabeleceu propositalmente uma conexão mental com ele, com o propósito de usá-lo como marionete quando este retornasse a Hawkins.

Os resultados para Vecna foram tão satisfatórios ao longo do tempo que ele decidiu fazer o mesmo com outras crianças, como Holly e Derek. A opção por cobaias em idade infantil, segundo as palavras do próprio vilão, tem uma explicação simples: elas são fracas em corpo e mente, o que lhe permite controlá-las com a mesma facilidade que empregou com Will.

É aí que o filho de Joyce, contrariando todas as expectativas de Vecna (e talvez de muitos), decide usar a conexão mental com o vilão contra ele próprio. Subitamente, Will assume para si o controle da mente coletiva e assassina os Demogorgons, colocando-os em transe e quebrando telepaticamente seus membros – exatamente como Vecna fizera com suas vítimas na temporada anterior – para salvar a vida de seus amigos Mike, Lucas e Robin, a quem as criaturas estavam prestes a matar.

O irmão de Jonathan então encara Vecna com dureza no olhar, limpando o sangue que escorre de sua narina – tal qual acontece com Eleven sempre que usa seus poderes psíquicos – e deixando claro que não era tão inofensivo quanto o vilão pensava.

Termina assim o primeiro volume de Stranger Things 5, deixando um gosto de quero-mais na plateia quanto ao que está por vir nas futuras emoções da saga.