Séries e TV

Notícia

Morre Stephen J. Cannell

Criador de Esquadrão Classe A tinha 69 anos

06.10.2010, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H08

O roteirista e produtor Stephen J. Cannell, criador de Arquivo Confidencial e Esquadrão Classe A, entre várias outras séries, morreu na última quinta feira. Cannell iniciou sua carreira nos anos 1960 quando vendeu seu primeiro roteiro para TV, reunindo em seu currículo mais de 450 episódios como escritor e mais de 1.500 como produtor executivo.

Apesar da boa situação financeira da família, Cannell perdeu uma bolsa de estudos para a Universidade devido ao seu péssimo desempenho escolar. Somente após os 30 anos, quando levou uma filha ao médico foi que o escritor descobriu que suas três reprovações e outras dificuldades na escola vinham de um caso severo de dislexia.

Considerado um dos profissionais mais prolíficos do show business, Cannell formou sua própria empresa e chegou a ter seis séries em produção ao mesmo tempo nos anos 1980 (Esquadrão Classe A, Hunter, Stingray, Riptide, Th e Last Precinct e Cara ou Coroa). Além da enorme quantidade de séries e roteiros de gêneros diferentes, Stephen J Cannell também foi responsável por dar a primeira chance a atores como Kevin Spacey, que marcou época como o vilão de O Homem da Máfia.

Em 1995, Cannell mudou de carreira, dedicando-se aos livros de mistério estrelados pelo detetive Shane Scully. Vários dos 16 livros com o personagem chegaram ao topo da lista de mais vendidos. Foi como escritor que Cannell apareceu nos episódios de Castle como um dos amigos do personagem de Nathan Fillion. Em seu Twitter, o ator agradeceu ao escritor por influenciar a todos e por participar da série. Stana Katic, que interpreta Kate Beckett, também tuitou sobre a morte do escritor, comentando suas visitas ao set, suas brincadeiras com Fillion nos bastidores e a participação nos jogos de pôquer dos escritores.