O canal pago HBO Signature exibirá uma maratona da minissérie Chernobyl no domingo (26), a partir das 14h15. A data marca os 34 anos do acidente na Usina Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, uma das piores catástrofes da história.
Chernobyl mostra os sacrifícios de mulheres e homens para salvar a Europa de um desastre inimaginável e expõe o custo das mentiras. Filmada na Lituânia, a produção comoveu espectadores ao redor do mundo ao narrar os momentos antes e depois da tragédia, que liberou material radioativo pela Bielorrússia, Rússia e Ucrânia, chegando à Escandinávia e ao oeste da Europa.
A minissérie da HBO é protagonizada por Jared Harris, Stellan Skarsgård e Emily Watson. Harris interpreta Valery Legasov, um físico nuclear soviético. Ele foi um dos primeiros a compreender a dimensão do desastre. Skarsgård faz o papel do vice-primeiro-ministro soviético Boris Shcherbina, designado pelo Kremlin para liderar a comissão do governo em Chernobyl logo após o acidente. Watson interpreta Ulana Khomyuk, a física nuclear encarregada de descobrir as razões por trás da tragédia.
Chernobyl foi produzida pela Sister Pictures e pela The Mighty Mint, em uma coprodução da HBO e da Sky. Com criação e produção executiva de Craig Mazin (O Caçador e a Rainha do Gelo), e direção de Johan Renck (Breaking Bad). Carolyn Strauss (Game of Thrones) e Jane Featherstone (Broadchurch) são produtoras executivas. Johan Renck e Chris Fry (Humans) são coprodutores executivos, e Sanne Wohlenberg (Black Mirror) é a produtora.
Chernobyl está disponível na HBO e no HBO Go.