Séries e TV

Lista

7 séries marcantes que estrearam na TV há 10 anos

Relembre os títulos que mais se destacaram em 2008

08.01.2018, às 17H40.
Atualizada em 09.01.2018, ÀS 16H09

O ano de 2008 certamente foi marcante para a televisão mundial por um motivo específico: Breaking Bad. A série dominou os cenários de premiação ao longo dos cinco anos em que ficou no ar e se tornou um dos marcos mais recentes do mundo das séries - não por menos, Better Call Saul, sua derivada, segue no ar e rendendo elogios recorrentes da crítica. Contudo, Breaking Bad não foi o único destaque do ano: há revivals de séries adolescentes icônicas, tramas de vampiros e produções assinadas por J.J. Abrams. Confira os 7 lançamentos mais marcantes da televisão que completam uma década em 2018:

Zack e Cody: Gêmeos a Bordo

Divulgação/ Zack e Cody: Gêmeos a Bordo

Ainda que Zack e Cody: Gêmeos a Bordo não tenha o impacto da série original Zack & Cody: Gêmeos em Ação, a série protagonizada pelos gêmeos Cole e Dylan Sprouse deu seguimento ao legado da dupla. Ao invés do hotel da série anterior, a nova atração era ambientada em um navio luxuoso e vários membros do elenco original estavam de volta - infelizmente, não foi o caso de Ashley Tisdale (mas ela fez uma participação no episódio "Maddie a bordo"). A série durou três temporadas e teve um filme para TV chamado The Suite Life Movie.

Breaking Bad

Divulgação/ Breaking Bad

Em janeiro de 2008, Bryan Cranston iniciava sua jornada dando vida a Walter White, um professor de química que é diagnosticado com câncer e resolve mergulhar no submundo da venda de metanfetamina. Com apenas sete episódios - originalmente seriam nove, mas a temporada acabou sendo reduzida pela greve dos roteiristas -, o primeiro ano da série agradou público e crítica: logo na estreia, foram quatro indicações ao Emmy e duas vitórias. Ao longo de cinco temporadas, a série ganhou 16 Emmys e o episódio final foi um dos mais vistos da história da TV norte-americana.

The Mentalist

Divulgação/ The Mentalist

De setembro de 2008 a fevereiro de 2015, muita gente acompanhou as tramas complicadas da série The Mentalist. Ao longo de sete temporadas, a trama policial acompanhou Patrick Jane (Simon Baker), um homem um talento especial: observar detalhes e, com seu poder de dedução, ajudar a Agência de Investigação da Califórnia a resolver casos impossíveis. A recepção inicial da crítica foi bastante favorável - Baker chegou a ser indicado em 2009 ao Emmy e em 2010 ao Globo de Ouro pelo papel e a série encerrou com uma média de 11 milhões espectadores.

True Blood

Divulgação/ True Blood

Baseada na série de livros The Southern Vampire Mysteries, True Blood estreou na HBO em setembro de 2008 trazendo a dinâmica de uma humana e um vampiro em um mundo marcado pela comercialização de um sangue sintético que - em tese - possibilitava a coexistência pacífica das duas espécies. Apesar da temática fantasiosa, a luta dos vampiros por direitos civis é tratada pelos fãs como uma metáfora da luta LGBT - em 2010, a série tinha inclusive o maior número de personagens LGBT na TV norte-americana. A série, que durou sete anos, chegou a bater 5,39 milhões de espectadores na quarta temporada.

90210

Divulgação/ 90210

Na esteira de Beverly Hills 90210, sucesso absoluto nos anos 1990, 90210 voltou a levar para a televisão a vida dos ricos adolescentes da Califórnia. Com outro núcleo de protagonistas, a nova versão trouxe de volta também atores da série clássica, como Jennie Garth, Shannen Doherty, Tori Spelling e Joe E. Tata em participações. Assim como a original, 90210 não foi exatamente um sucesso de crítica - em especial nas duas últimas temporadas -, mas, ao longo de cinco anos, conquistou a audiência do público jovem, atingindo 4,65 milhões de espectadores logo no episódio de estreia.

Sons of Anarchy

Divulgação/ Sons of Anarchy

Charlie Hunnam se tornou bastante popular após dar vida a Jackson Teller, filho do fundador de um motoclube fora da lei chamado Sons of Anarchy na série que estreou em setembro de 2008. A série tocou em temas como abuso de drogas, corrupção governamental e racismo - a ideia era focar em como Jackson Teller conciliava sua vida normal com as atividades clandestinas, mas o universo da série acabou se expandindo durante suas sete temporadas. Sons of Anarchy se tornou a maior audiência do FX na terceira temporada e ganhará um spin-off chamado Mayans MC.

Fringe

Divulgação/ Fringe

Criada por J.J. Abrams, Alex Kurtzman e Roberto Orci, Fringe estreou em setembro de 2008 cercada de altas expectativas - a primeira temporada chegou a 13,2 milhões de espectadores. A série explorava os limites entre a ficção científica e a fantasia, acompanhando cientistas e agentes do FBI na missão de esclarecer uma série de eventos aparentemente inexplicáveis. Ainda que tenha perdido audiência ano a ano - a série sofreu com a competição com Grey’s Anatomy e CSI -, o encerramento de várias questões na quinta e última temporada foi considerado um marco na televisão.